• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

16/08/2013

Mais de 3 mil propostas, moções e prioridades serão enviadas ao Poder Público em todos os níveis e instâncias para melhorar a vida e as cidades do Paraná

De terça, 13, até o fim da tarde desta quinta-feira, 15, mais de 2 mil pessoas pensaram, analisaram, discutiram e elegeram prioridades na busca de soluções às cidades do Paraná na 5ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu. O resultado final será sistematizado e transformado em documentos a serem entregues a autoridades em diversas instâncias e níveis do Poder Público. Até o momento, o texto base provisório contém 81 páginas para serem corrigidas e formatadas, com mais de 3 mil propostas, moções e prioridades para serem enviadas ao Poder Público em todos os níveis e instâncias.

O documento final deve ficar pronto na próxima semana, com recomendações às prioridades em saneamento, meio ambiente, habitação, mobilidade e acessibilidade, participação e controle social, planejamento e instrumentos de promoção da função social da propriedade, da gestão e políticas públicas.
O texto base do documento que resultou da 5ª Conferência Estadual das Cidades contém um conjunto de emendas ao texto base do Projeto Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades que orienta o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; um conjunto de 15 propostas de prioridades às ações do Ministério das Cidades; um conjunto de 15 prioridades, além de todas as propostas municipais para o Governo do Paraná – eram mais de 10 mil e foram selecionadas de acordo com a identidade das reivindicações e reduzidas para pouco mais de três mil -; e, ainda, um conjunto de 29 moções para o Poder Público em todos os níveis e instâncias.

“O objetivo maior é desenvolver todos os municípios e tornar melhor a vida das pessoas em todas as cidades do Paraná, de maneira justa e harmônica. Este é o nosso trabalho no Governo do Paraná”, resumiu o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. Ele avaliou como madura e responsável a mobilização das pessoas em favor das melhorias sociais ao Estado. “É um avanço democrático sobre as questões urbanas, tratadas por todos os segmentos com a mesma seriedade e respeito”, destacou.

Da mesma maneira pensa o vereador Jorge Bernardi, eleito um dos seis delegados, entre os vereadores credenciados na Conferência para representar Curitiba, em Brasília, de 20 a 24 de novembro, na 5ª Conferência Nacional das Cidades. “Esta foi uma das melhores Conferências já realizadas. É visível o amadurecimento das pessoas, em todas as áreas. O que se viu, aqui, foi um respeito enorme a todos os segmentos. A sociedade já demonstrou e prova, mais uma vez, que quer princípios éticos, obediência às Leis, tanto no setor público como no privado”, enfatizou.

TARDE DE ELEIÇÕES - Para a eleição dos vereadores do Paraná a delegados titulares e suplentes que devem participar da 5ª Conferência Nacional das Cidades, o Estado foi dividido em seis regiões geográficas. Assim, para a representação legislativa no Concidades, além de Bernardi, foram eleitos os vereadores: Luciano Marcos Antônio, de Prudentópolis, pela Região Centro/Sul; o ex-prefeito e agora vereador Padre Roque, de Londrina, pela Região Norte; Suely Guerra, de Cascavel, pela Região Oeste; Antônio Araújo da Costa, o Toninho, de Roncador, pela Região Noroeste; e Givanildo Silva, de Colombo, pela Região Metropolitana.

Os suplentes eleitos foram: pela Região Sudoeste, José Brisola, de Francisco Beltrão; pela Região do Vale do Ribeira, Adir Fiorese, de Rio Branco do Sul; pelo Litoral, Edival Martins Júnior; pela Região Noroeste, Diemerson Castilho, de Umuarama; pelo Vale do Ivaí, José Eduardo Antoniassi, de Apucarana; e, ainda, pela Região Nordeste, Zelma de Carvalho Fernandes, de Abatiá.

Além destas eleições, também foi eleita para representar todos os vereadores do Paraná no Conselho Estadual das Cidades, a vereadora Márcia Regina Ferreira da Silva, de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. “É uma enorme responsabilidade representar no Conselho todo o legislativo municipal do Paraná e também os anseios de toda a população que nos elegeu como seus representantes”, afirmou Márcia.

As eleições dos legisladores municipais foram presididas pelo vereador de Marechal Cândido Rondon, João Marcos Gomes, e secretariada pelo vereador de Palmas, Nilo Humberto Deitos.

Os Movimentos Sociais também elegeram os seus delegados titulares e suplentes a participarem da 5ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília. Pela Confederação Nacional de Associações de Moradores foram eleitos delegados titulares: Hélio Oliveira, de Francisco Beltrão; Luiz de Mauro, de Curitiba; Selma Maria Gonçalves, de Londrina; Alceu Nascimento, de Guarapuava; Luiz Ribeiro, de São José dos Pinhais; e Afonso Francisco, de Maringá.
Os suplentes são: Gilmara Aparecida de Lima, de Colombo; Edgar da Luz, de Cascavel; Gerson Alfredo de Paula, de Ponta Grossa; Noelir Bello, de Pinhais; Marcelo de Moura Costa, de Cerro Azul; e Pedro Rosseto, de Toledo.

O primeiro secretário da Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná, FAMOPAR, Sérgio Ferreira Doszanet, destacou que ainda foram eleitos delegados titulares e suplentes de mais três entidades nacionais: da Central de Movimentos Populares (CNP); do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM); e da União por Moradia Popular do Paraná (UMP).

O coordenador executivo da 5ª Conferência Estadual das Cidades/ SEDU/Concidades, Gilmário Ferraz da Silveira, cita que também foram eleitos os delegados titulares e suplentes pelo Poder Público Estadual; empresários; ONGs; trabalhadores por suas entidades sindicais; entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisas e Conselhos Representativos, além dos eleitos para comporem a terceira gestão do Conselho das Cidades – CONCIDADES /PR 2014 a 2016.

Entre os mais felizes pela eleição de conselheiro do CONCIDADES/PR estava Mauro Sérgio Langowiski, de 37 anos, vítima de paralisia cerebral desde o nascimento. Fato que não o impediu de se tornar bacharel em contabilidade. Mauro foi reconduzido ao Conselho Estadual das Cidades e será um dos delegados titulares a representar todas as pessoas com deficiências físicas na 5ª Conferência Nacional das Cidades, de 20 a 24 de novembro, em Brasília. “Esta foi uma excelente conferência porque pudemos retirar diretrizes para as cidades do Paraná e toda a nossa gente, principalmente para as que precisam de voz e espaço para serem ouvidas”, disse, satisfeito.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.