• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

27/03/2014

População conhece o conforto dos novos BIOBUS, na linha São José dos Pinhais e Curitiba

Considerados um marco para o transporte coletivo de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, os dois primeiros ônibus com tração 100% elétrica, os BIOBUS, começaram a operar, oficialmente, a linha EO5, até Curitiba, na manhã desta quinta-feira, 27. A viagem inaugural saiu da frente da Prefeitura daquele município, com o diretor geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Carlos Ortega, com o prefeito daquele município, Luiz Carlos Setim, o diretor de Transportes da Coordenação da Região Metropolitana – COMEC – Carlos do Rego Almeida Filho, empresários da Auto Viação São José e profissionais da mídia. “O BIOBUS, autorizado a entrar em atividade pela Comec, inova mais uma vez no País os serviços de transportes públicos. É um marco porque é moderno, econômico, polui menos, dá mais segurança e conforto à população e, ainda oferece serviços de Wi-Fi e ar condicionado”, argumenta Ortega.

“Com capacidade para 70 pessoas - cada um -, os BIOBUS saem da Praça Pedro Moro – perto do centro de São José dos Pinhais – e levam os passageiros até o Terminal de Ônibus de Guadalupe, em Curitiba, em linha não integrada, parando nos pontos dos ônibus convencionais. “Esta viagem inaugural de (dois) BIOBUS consolida a experiência de um transporte urbano que oferece melhor qualidade de vida e de respeito à população”, reforça Ortega.

SONHO DOS MOTORISTAS - O motorista da primeira viagem do BIOBUS, instrutor de motoristas há quatro anos e há seis atrás de volantes de ônibus convencionais, Juarez Ferreira de Souza, diz que, no momento, treina seis motoristas, mas que há uma briga interna entre os profissionais para trabalhar no veículo. “Todos querem dirigir este ônibus porque é mais confortável, silencioso, seguro e, ao final da jornada, tem-se a impressão de não se ter trabalhado. O BIOBUS é o sonho de todo motorista de ônibus”, afirma.

Os veículos não possuem caixa de marchas, têm suspensão a ar e direção elétrica que oferece maior conforto e segurança às pessoas. Para o prefeito Setin, ter este ônibus em São José dos Pinhais “é razão de muita satisfação”. Setin destacou que as linhas intermunicipais são parceiras do Governo do Paraná, pela SEDU e COMEC “Nós queremos que o BIOBUS se multiplique pelo Estado, pelo País, pelo bem da população”, disse. Já para o empresário Dante Francheschi, que opera o novo ônibus, o trabalho foi, e é, para dar um melhor e mais econômico transporte urbano às pessoas. “Vamos fazer um teste por seis meses para que todos possam ver as vantagens deste novo veículo. Esperamos que a população deixe os seus carros em casa e os usem só para passeios em fins de semana”, enfatizou.

Dentro do BIOBUS, a jornalista Rossana Bittencourt, da Rede Massa, resolveu testar os serviços de Wi-Fi. Ao ver o seu intento realizado, sorrindo, disse: “Funciona mesmo. Amei!”.

A empresa fabricante é a chinesa SCR Times Eletric Vehicle Ltda, da Província de Hunan, China.
O novo ônibus tem o mais baixo índice de poluição ao meio ambiente porque não usa bateria que necessite de reciclagem. Usa o Sistema Start/Stop, ou seja, o gerador de energia fica desligado em 50 % do tempo de atividade do ônibus. A direção elétrica traz maior segurança e conforto ao motorista e aos passageiros, além de ser de fácil manuseio e manutenção. “Sem dúvida, um transporte de primeira qualidade, com maior conforto e respeito à população”, disse Carlos do Rego Almeida Filho.

São dois veículos para o transporte de 700 pessoas ao dia, que operarão temporariamente, sob a responsabilidade da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Os primeiros BIOBUS foram apresentados em meados deste mês pelo governador Beto Richa, junto com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e o superintendente da Comec, Rui Hara. Na ocasião, o governador explicou que o projeto faz parte de um pacote de medidas para a mobilidade para a Região Metropolitana de Curitiba, que envolve a liberação de recursos para implantação de ciclovias nos municípios, licitação para implantação de faixas exclusivas para ônibus na RMC e recursos para reforma do terminal Cachoeira, de Almirante Tamandaré.

“O projeto piloto com os ônibus elétricos, de importação inédita no Brasil, faz parte deste conjunto de medidas, porque são mais econômicos e com menos impacto no meio ambiente”, disse o governador. “Mais uma vez o Paraná é vanguarda em mobilidade urbana, com consciência ecológica”, afirmou Richa.

“Essa iniciativa pode ser uma referência para o País e o projeto piloto é essa linha Curitiba-São José dos Pinhais”, afirmou, naquela ocasião, o secretário Ratinho Junior. Ele explicou que a intenção do Governo do Estado é trazer a indústria chinesa para o Paraná. “Como não existem incentivos fiscais e legislação específica, a importação destes ônibus é muito cara” disse. “Seria interessante para o estado que tivéssemos a fabricação feita aqui, gerando empregos para a população”, disse ele.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.