• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

14/05/2014

SEDU/Paranacidade Interativo é apresentado ao município de Ponta Grossa

Coordenadores e técnicos do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) apresentaram, nesta semana, em Curitiba, as funcionalidades do SEDU/Paranacidade Interativo. A plateia era formada de técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Ponta Grossa (IPLAN) que, em contrapartida, mostraram seu estudo de mobilidade urbana aos técnicos da SEDU/Paranacidade. “O Paranacidade Interativo é uma plataforma web para gestão e planejamento urbano municipal que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos em cada local dos municípios”, afirmou Adriane Nunes Ferreira, coordenadora técnica do Programa SEDU/Paranacidade Interativo.

Adriane, ainda explicou que o sistema facilita a gestão do Plano Diretor Municipal e permite o planejamento de setores como: Cultura, Saúde, Turismo, Lazer, Administração, Esporte, Educação. Para isto, foram disponibilizadas as ortofotos para que o município de Ponta Grossa possa iniciar a utilização do SEDU/Paranacidade Interativo. “As ortofotos são fotografias aéreas corrigidas de distorções que servirão, dentre outras funções, para consulta e análise de planejamento urbano”, explica o engenheiro cartógrafo do Paranacidade., Cristiano José Zaclikevicz.

Já que as maiores demandas são para pavimentação, foi apresentada também uma metodologia do sistema viário, onde foram estabelecidas classificações e definições das vias urbanas, a partir de conceitos do Código de Trânsito Brasileiro, a fim de facilitar a utilização no sistema.

ÚNICA LINGUAGEM – O secretário de Planejamento de Ponta Grossa e diretor presidente do IPLAN, João Ney Marçal Junior, falou sobre a satisfação de sua equipe: “Nós estamos compromissados e muito empolgados em participar deste programa. A equipe SEDU/Paranacidade fez um trabalho fantástico ao desenvolver este sistema, que servirá para uniformizar a linguagem em todos os municípios. Poderemos identificar as necessidades com clareza e agilidade, além de complementar dados locais de uma cidade e servir como base para outras”.

Além do diretor presidente do Instituto de Planejamento de Ponta Grossa e também secretário de Planejamento, João Ney Marçal Junior, estiveram presentes o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, chefes e técnicos do Escritório Regional do Paranacidade e coordenadores do Programa SEDU/Paranacidade Interativo, Jerônimo Meira e Adriane Nunes Ferreira.

De acordo com Jerônimo Meira, aos poucos, o SEDU/Paranacidade Interativo será apresentado aos outros municípios do Paraná.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.