• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

28/05/2014

“Aprendi a ser um melhor agente transformador”, diz participante da 3ª Reunião Técnica sobre Plano Diretor da SEDU/Paranacidade

Com um auditório lotado, a 3ª Reunião Técnica sobre o Plano de Ação e Investimentos (PAI) do Plano Diretor Municipal (PDM), promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade), contou também com um representante do setor legislativo municipal e outro da sociedade organizada. As palestras ministradas pelos profissionais do Serviço Autônomo Social (Paranacidade), o geógrafo Carlos Storer e pelo economista Jerônimo Meira, suscitaram muitos debates e questionamentos entre os presentes. “A maioria entendeu a importância de elaborar um Plano Diretor com participação ampla, democrática e com vistas ao futuro”, comemorou Storer. “Aprendi a ser um melhor agente transformador. Aprendi o que fazer, como fazer e de quem cobrar”, disse Levi Prestes Monteiro, participante desta 3ª Reunião Técnica sobre PDM.

Levi Prestes Monteiro é presidente da Associação de Moradores de Papanduvas, um bairro que pertence à Associação de Moradores de Rio Branco do Sul, se disse surpreso com o que aprendeu sobre Plano Diretor Municipal. “Antes desta reunião, pensava que o Plano Diretor Municipal era apenas um papel burocrático. Agora entendi a importância de saber fazer, usar e planejar as cidades. É muito positiva esta preocupação do Poder Executivo com o futuro dos cidadãos e das cidades”, testemunhou. Ele levou um material sobre a reunião e prometeu ler tudo para saber mais detalhes. “Vou fazer a lição de casa e saber muito mais sobre a importância do Plano Diretor Municipal”, prometeu, para ajudar a transformar a realidade de seu município.

Silmara Belo, secretária municipal de Administração e Finanças de Campina Grande do Sul, onde trabalha há 28 anos, destacou a importância desta reunião. Ela disse que em todos os setores, e principalmente nas Prefeituras, há necessidade de técnicos capacitados, treinados e com saber para a administração pública. “O Governo do Paraná em geral e, especialmente pela SEDU/Paranacidade, vem demonstrando esta preocupação em capacitar os gestores públicos. E esta preocupação varia de gestor para gestor. Mas é evidente que os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) já perceberam a necessidade de integração, porque um município já depende do outro”, enfatiza.
Silmara cita como exemplo a busca coletiva de soluções para o destino de dejetos e lixo, da mobilidade urbana e do transporte coletivo, entre outros. “São problemas que exigem soluções conjuntas e únicas e devem ser planejadas com responsabilidade”, enfatiza. Da mesma maneira pensa o arquiteto e urbanista da Prefeitura de Palmeira, Murilo Malucelli Klas. Para ele, é de extrema importância o Poder Executivo se preocupar com o futuro dos municípios. “Muitos passam por condições precárias. Em Palmeira já tivemos gestores que não compreenderam o alcance de um bom Plano Diretor Municipal. Alguns achavam que era só para cumprir metas ao Estatuto da Cidade. Hoje, o PDM passa por revisão e precisamos de mais informações aos nossos técnicos para cumprir realmente com o que a SEDU e o Paranacidade esperam, que seja um trabalho de referência”, antecipa.

O vereador em Rio Branco do Sul, João Leomar Gueno, faz parte do Conselho de Desenvolvimento Municipal local e destacou a importância do planejamento a longo prazo de uma cidade. “Rio Branco do Sul tem problemas com terrenos irregulares, com erosões e vamos ter de elaborar normas mais rígidas para evitar riscos futuros com patrimônio e com vidas”, resumiu. Ele afirmou ter sido “muito produtiva a reunião porque há grande preocupação com a revisão do Plano Diretor Municipal”.

A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 28, das 13h30 às 17h30, no auditório do prédio da SEDU, na rua Deputado Mário de Barros, 1290, 2º andar, no Centro Cívico. Os municípios convidados desta vez foram: Adrianópolis, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Matinhos, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo.  A reunião é sempre direcionada a técnicos municipais das áreas do Planejamento Urbano, Finanças, Meio Ambiente e Social. O principal objetivo é mostrar a importância do Plano de Ação e Investimentos e do Plano Diretor Municipal para a melhor execução de projetos prioritários aos municípios; para a adoção da dimensão territorial no planejamento e gestão permanente nos municípios; e as possiblidades de acesso a recursos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná (SFM).

Os participantes da Reunião Técnica receberão um certificado emitido pela SEDU/Paranacidade, com carga horária de quatro horas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.