• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

11/06/2014

SEDU/Paranacidade Interativo é mostrado por videoconferência aos agentes públicos de Cascavel

Coordenadores e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) apresentam, de Curitiba, a partir das 9h30 desta sexta-feira, 13, em videoconferência, o Programa SEDU/Paranacidade Interativo aos representantes da Prefeitura Municipal de Cascavel, reunidos no Escritório Regional local. De novo, o Programa mostra o Sistema Viário, porque 70% a 80% de recursos a fundo perdido, distribuídos pelo Governo do Estado, pela SEDU, são destinados à pavimentação. “Em todo o Governo Richa, já foram executados, até início deste mês, mais de 2,1 mil km de pavimentação no Paraná”, lembra o secretário da SEDU, João Carlos Ortega.
O Programa SEDU/Paranacidade Interativo é uma ferramenta que facilita a macro visão de todo o sistema viário. Antes do início dos trabalhos, o secretário municipal de Planejamento, Alessandro Lopes, e o seu diretor geral, Adir Santos, assinam, em nome do prefeito daquele município do Oeste do Paraná, Edgar Bueno, o Termo de Responsabilidade e de Compromisso, e recebem as ortofotos de Cascavel para que a Prefeitura possa iniciar a utilização do Programa SEDU/Paranacidade Interativo.
“As ortofotos são fotografias aéreas corrigidas de distorções que servirão, dentre outras funções, para consulta e análise – via web - de planejamento urbano”, explica o engenheiro cartógrafo do Paranacidade, Cristiano José Zaclikevicz, que apresenta o Programa em videoconferência.
Esse sistema servirá para a uniformização da linguagem a todos os municípios. As necessidades podem ser identificadas com clareza e agilidade, além de complementar dados locais de uma cidade e servir como base para outras. O macrozoneamento ajuda a identificar áreas de mananciais, tipo de solo, ventos e outros componentes necessários para indicar, com segurança, por exemplo, quais as melhores áreas para a instalação de indústrias ou de ocupação habitacional e outras necessidades urbanas.
“O Paranacidade Interativo é uma plataforma web para gestão e planejamento urbano municipal que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos em cada local dos municípios”, explica Adriane Nunes Ferreira, da Coordenação Técnica do Programa SEDU/Paranacidade Interativo, junto com o economista Jerônimo Meira.
“Nós fazemos uma leitura antecipada da cidade, depois ordenamos e orientamos para a melhor aplicação da verba. Mas é preciso fazer um refino e trabalhar junto com os gestores públicos para que eles possam interagir, concordar ou não, com a classificação da malha viária urbana, as vias arteriais principais, conexão com os municípios, as vias principais, secundárias, coletoras e outras secundárias”, explicou Adriane ao grupo de Pato Branco.
Na metodologia do sistema viário do SEDU/Paranacidade Interativo foram estabelecidas classificações e definições das vias urbanas, a partir de conceitos do Código de Trânsito Brasileiro, a fim de auxiliar na utilização no sistema. Adriane destacou que o sistema facilita a gestão do Plano Diretor Municipal e permite o planejamento de setores como: Cultura, Saúde, Turismo, Lazer, Administração, Esporte, Educação. O Programa prevê, quando completo, um total de 17 áreas de atuação.
De acordo com Jerônimo Meira, aos poucos, o SEDU/Paranacidade Interativo será apresentado aos outros municípios do Paraná. Até o momento, o Programa já foi apresentado aos municípios de São José dos Pinhais, Araucária, Ponta Grossa e Pato Branco. Depois de Cascavel, será a vez de Almirante Tamandaré, Castro e Prudentópolis.

Em Curitiba, além dos coordenadores (Adriane Nunes e Jerônimo Meira) e do engenheiro cartográfico, da SEDU/Paranacidade, também estarão presentes o geógrafo Carlos Storer e o arquiteto urbanista Fernando Caetano.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.