• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

16/07/2014

Conselheiros do ConCidades querem participação de um representante da Sanepar

Os novos membros do Conselho Estadual das Cidades - ConCidades/PR - participaram da 24ª Reunião Ordinária que se realiza em Curitiba nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17, no Hotel Máster, no centro. O encontro foi aberto pelo secretário estadual João Carlos Ortega, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná – SEDU – que deu as boas vindas a todos e pediu comprometimento com o trabalho. Em seguida, eles se dividiram na formação das Câmaras Técnicas, elegeram o coordenador e o secretário, em cada uma delas, e iniciaram as discussões dos diversos temas e demonstraram comprometimento ao pedir participação da Sanepar.

“Reiteramos o pedido da presença de um representante da Sanepar nesta mesa, como determina o Ministério das Cidades”, pediram os membros da Câmara Técnica de Saneamento Ambiental. “É preciso entender que estas são questões prioritárias. E nelas, o social está acima da visão econômica”, disse o representante do Movimento Nacional de Luta por Moradias – MNLM -, José Borges, de Braganey.

Para Borges, moradia não é apenas o teto. “Há um contexto maior e necessita de uma reforma urbana para dar dignidade de moradia ao cidadão. Há muitos desafios sociais. E a busca de soluções exige diálogo entre todas as partes”, disse. Também faz parte desta Câmara o membro oficial do Conselho Municipal do Conselho das Águas e Esgoto de Toledo, Neuroci Antônio Frizzo. Ele representa o Poder Público Municipal Executivo, como secretário municipal da Fazenda daquele município do Oeste do Paraná e concorda com esses conceitos.

Da Câmara do Meio Ambiente também fazem parte do grupo de trabalho Elair de Macedo Grassani, representando uma ONG de Curitiba; Claudio Jesus Esteves, do Poder Público Estadual, representando o Ipardes, de Quatro Barras; Carlos da Silva Melo, da CUT de Cambé; Zilda Cavalarini e Honorina Silva Santo, ambas da Central de Movimentos Sociais Populares (CMP), de Londrina; e Marli Babinski, da ala dos Trabalhadores da CUT, de Pato Branco.
Para Marli, as prioridades são as questões da água e do tratamento dos esgotos, do destino dos resíduos sólidos e líquidos e a necessidade da educação ambiental para todos. “É um direito sagrado de todo cidadão, porque resulta em melhor qualidade de vida”, diz. Para todo o grupo há necessidade de o ConCidades ter caráter deliberativo e não apenas consultivo.
A pauta de trabalho desta quarta-feira foi encerrada às 18 horas nas Câmaras Técnicas que abordaram, além das questões de Meio Ambiente, também Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Habitação e outros temas.

ENCERRAMENTO - Nesta quinta-feira, os trabalhos começam às 8h30. Além da formação dos grupos de trabalho e Câmaras Técnicas para a gestão 2014/2017, que abordam os diversos temas que afetam as cidades, também será formada a Comissão Coordenadora para a 25ª Reunião; e, ainda, haverá indicação de titulares e suplentes de cada segmento para compor o Grupo de Trabalho Estadual (GTE/PR) da Superintendência do Patrimônio da União do Paraná.

Das 10 até às 12 horas será apresentado e debatido o Panorama da Defesa Civil sobre as enchentes ocorridas no Paraná e que afetaram mais de 150 municípios e suas respectivas populações, nos meses de junho e julho deste ano. Após o almoço serão apresentadas as Composições das diversas Câmaras Técnicas, a composição dos Grupos de Trabalho e dos Segmentos com seus relatórios. O encerramento está marcado para às 17h30, no mesmo local: Hotel Máster, na rua Francisco Torres, 285, no centro da capital.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.