• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

23/01/2015

Paranacidade comemora 67 anos de serviços para fortalecer municípios e a gente do Paraná

Nesta sexta-feira, 23, o Serviço Social Autônomo – Paranacidade – vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU), completa 67 anos de ações que fomentam e incentivam o desenvolvimento regional, urbano, institucional dos municípios e das pessoas em todas as Regiões do Estado. “São serviços e atividades que instigam um Paraná eclético, heterogêneo, formado por gente oriunda de todos os cantos do mundo e que resultam em um povo bom, trabalhador e humano”, resume o secretário da SEDU e também diretor superintendente do Paranacidade, Ratinho Junior. Só para este ano há um excelente aporte de recursos além das verbas que serão liberadas ao Paraná pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que chegam a US$ 300 milhões, com a metade da contrapartida estadual.

Atualmente o BID já cita a competência dos técnicos do Paranacidade como modelo para o País e exterior. “Somos uma fábrica de projetos para todos os municípios, alguns inéditos no País como o das Calçadas do Paraná e o de ser o primeiro Estado a ter Plano Diretor em todos os seus 399 municípios. Mas há muito ainda por fazer em favor da população. O desafio é contínuo”, ponderou Ratinho Junior. “O resultado excelente, de todas as ações e serviços, foi medido, auferido e apresentado para tornar o Paranacidade um órgão de referência nacional e internacional”, reafirma o superintendente executivo da entidade, Wilson Bley Lipski.

É pelo Paranacidade que são administrados os recursos e os fundos financeiros públicos, destinados ao desenvolvimento urbano, regional e institucional, em especial o Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano – FDU –, com a participação efetiva da Agência Paraná Fomento, Assim, surgem os incentivos para que os municípios e sua população a participem da formação política de desenvolvimento urbano e regional e dos mecanismos de financiamento concebidos para apoiá-los. As vertentes são inúmeras, assim como suas aplicações que promovem o desenvolvimento tecnológico, metodologias, produtos e serviços destinados à profissionais e entidades públicas ou privadas, relacionados à sua área de atuação e destinados à promoção do desenvolvimento urbano, institucional e regional.

"Todo o atendimento aos municípios é igual, sem distinguir bandeiras políticas, religiosas, ou seja, sem qualquer exceção”, lembra o diretor de Administração e Finanças, do Paranacidade, Cláudio Stabile, que junto com e o coordenador de Estudos e Captação de Recursos, Alexandre da Silva Simas, promovem as reuniões com os representantes do BID e de outros parceiros do Estado e da União para o sucesso da missão, em favor do Paraná, pelo Programa Paraná Urbano III.

O Programa Paraná Urbano III tem como objetivo contribuir para a redução do déficit de Infraestrutura urbana nos municípios do Estado, de maneira sustentável. Já, os objetivos específicos são: melhorar a gestão Tributária e Financeira; a capacidade de Planejamento Urbano dos Municípios; aumentar a cobertura e a qualidade da infraestrutura dos serviços urbanos básicos; e, ainda, aumentar a eficiência operacional do Sistema de Financiamento das Ações nos Municípios do Paraná (SFM).

Qualificação Profissional – Na atual gestão pública, o patrimônio vai além do material. A assessoria e o apoio técnico e jurídico aos 399 municípios é questão relevante na SEDU/Paranacidade. Há um alto nível dos profissionais. Boa parte deles fala dois ou mais
idiomas. No Paranacidade do total de 132 funcionários, 54 têm mestrado e nova possuem doutorado em importantes de diferentes especializações que enriquecem a capacidade de atendimento profissional aos municípios do Paraná. Há ainda funcionários em cursos de especialização e doutorado.

Síntese Histórica dos 67 anos do atual Paranacidade

23 de janeiro de 1948 – criação do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios (DATM), pela Lei Estadual nº43, vinculando-o à Secretaria do Palácio do Governo. Lei DATM

02 de setembro de 1971 – extinção do DATM e instituição da Fundação de Assistência aos Municípios do Estado do Paraná (FAMEPAR), pela Lei Estadual nº 6.220.
Lei FAMEPAR - Fundação

16 de julho de 1991 – transformação da FAMEPAR (Fundação) em Autarquia, pela Lei Estadual nº 9.663, passando a denominar-se Instituto de Assistência aos Municípios do Estado do Paraná, permanecendo a mesma sigla: FAMEPAR.
Lei FAMEPAR - Instituto

30 de julho de 1996 – extinção do FAMEPAR (Instituto) e instituição do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, pela Lei Estadual nº 11.498.
Lei PARANACIDADE -1996

17 de julho de 2006 – revogação da Lei Estadual nº 11.498 e aprovação e publicação da Lei Estadual nº15.211 que (re)institui o PARANACIDADE. Lei PARANACIDADE - 2006
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.