• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

29/04/2015

SEDU ultrapassa a meta de 61 obras para o 1º trimestre de 2015 e já realiza 171

A 135ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo – Paranacidade – foi realizada na tarde desta terça-feira, 28. Da agenda constaram a análise e aprovação do Relatório de Gestão do exercício de 2014 e a apresentação do Relatório de Homologações no período de 16 de dezembro de 2014 a 24 de abril de 2015. “Nesta gestão, até março deste ano, foi investido um total de R$ 1,07 bilhão em 1.960 obras, ações e serviços aos municípios do Paraná. Para o primeiro trimestre de 2015, a meta de obras concluídas era de 61 e já foram realizadas 171”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Carlos Roberto Massa Junior, Ratinho Junior.

O Relatório de Gestão 2014 seguiu o Plano de Ação Estratégica, onde foram definidas ações, metas, tarefas, atividades e cronograma. Dentre as macro ações estimadas, oito já foram realizadas, 14 estão em andamento e uma ainda não foi atingida. Essas ações estão distribuídas nos programas RECAP, PAM, Calçadas do Paraná, Centros (da Juventude e de Referência), PROMAP, Escolas Municipais e Unidades de Atenção Primária. Na reunião foi entregue a cada conselheiro um Relatório das Homologações, por meio do qual, puderam observar um resumo do trabalho de liberação das licitações até serem autorizadas para homologação.

Os resultados foram considerados satisfatórios e elogiados pelos conselheiros. Com uma expectativa de melhorar cada vez mais o Estado do Paraná, a estimativa para 2015 é superar os resultados de 2014 estabelecendo excelência na administração e seguindo um novo formato determinativo. Os contratos de gestão, que começaram a ser assinados pelos Escritórios Regionais do Paranacidade, estabelecem metas a serem cumpridas com controles trimestrais e tarefas mensais. Devido a esse suporte administrativo, o Relatório de Gestão de 2014 teve um ótimo resultado e poderá ser ainda melhor em 2015.

“Em 2015 pretendemos aplicar a totalidade os recursos disponíveis”, adiantou o secretário da SEDU. Ratinho Junior falou também sobre a dificuldade que os municípios enfrentam para a elaboração dos projetos. “O pessoal do Paranacidade auxilia por meio de consultorias e capacitação para que os projetos cheguem de maneira alinhada. Infelizmente não podemos liberar sem que o prefeito traga o projeto pronto. No ano passado tivemos muitos recursos parados porque autorizávamos os recursos e alguns municípios não traziam o projeto. Isto impedia que liberássemos os recursos para outros que tinham a documentação em ordem”, afirmou.

“É uma grande honra, em especial para a equipe do Paranacidade, a declaração da doutora Ho (Yin Cheng), gerente da Secretaria do Tesouro Nacional STN), que esteve aqui dando um curso para a nossa equipe. Nós conseguimos diminuir o prazo, em média de quatro a seis meses de aprovação, dos projetos dos municípios, na STN, para 30 a 35 dias, em média. Isso virou referência para o Brasil e ela fez esta declaração em público. O Paraná só perde em volume de projetos para o PAC do Governo Federal. É um absurdo comparado aos outros Estados, graças a esse modelo do Paranacidade em ajudar os municípios com essa agilidade toda”, comemorou Ratinho Junior.

Compareceram à Reunião o secretário da Fazenda e presidente do Conselho, Mauro Ricardo Machado Costa; representando o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Magalhães Barros, o chefe de gabinete, Cylleneo Pessoa Pereira Junior; representando o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo José Soavinski, o diretor geral, Paulino Heitor Mexia; vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná, Luiz Carlos Borges da Silva; do Instituto de Arquitetos do Brasil-PR, Cláudia Cristina Taborda Dudeque; da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Hélio Bampi; e do Instituto de Engenharia do Paraná, Gilberto Piva.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.