• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

02/07/2015

Empresários chineses demonstram interesse em investir no Paraná

Um grupo de investidores chineses esteve na tarde desta quarta-feira, 1º, reunido com o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, com técnicos e diretores do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), da Secretaria do Planejamento do Paraná e da Agência Paraná de Desenvolvimento para conhecer de perto o potencial paranaense em seus mais diferentes aspectos, com o objetivo de firmar parcerias. “O primeiro ministro chinês, Li Keqiang, quando visitou o Brasil, em maio deste ano, demonstrou interesse em firmar acordos de investimentos em infraestrutura, energia, mobilidade urbana e citou, na ocasião, os Estados de Tocantins e Paraná como os favoritos. A visita, de hoje, dá inicio à possibilidade dessas parcerias entre os dois países”, disse Ratinho Junior.

O grupo chinês, representando a ShenzhenDemot Investiment Developement Co Ltd, acompanhado de intérpretes, como o CEO Younghak Lee (Oscar), que contou ainda com a participação do presidente e do diretor da Fine Field Brasil, respectivamente, Akio Watanabe e Luiz Henrique Fagundes. Com eles também estavam um representante do Exército Nacional da China e o secretário  geral do Ministério de Assuntos Civis da República Popular da China, Zhang Gang. Todos tomaram conhecimento, por meio de vídeos, do potencial econômico, social e cultural existente nas mais diferentes Regiões do Paraná, de seus polos de negócios, das riquezas, das principais produções agrícolas, do parque tecnológico e da posição estratégica que o Paraná ocupa na América do Sul. “Somos a 5ª maior economia do País, o 3º Estado mais competitivo em negócios, o 1º em produção de madeira, o 2º em alimentos, o 3º em manufaturas, temos um PIB de US$ 131 milhões, um forte parque industrial e automotivo – Audi, Volvo, Nissan, Renault -, além de todas as riquezas naturais e outras”, defendeu Ratinho Junior.

Os chineses também conheceram projetos existentes e alguns embrionários da SEDU/Paranacidade e COMEC e já agendando novos encontros. Antes de se despedirem, entregaram um presente ao secretário Ratinho Junior, com uma frase escrita em chinês, que significa: “Brasil e China, Amizade de Longa Duração”.

Além dos empresários chineses, também fizeram parte do encontro, pelo Paranacidade, o diretor superintendente e o financeiro – Wilson Bley Lipski, Claudio Stabile -, o analista de desenvolvimento municipal, Roberto Pan, e o coordenador da Região Metropolitana de Curitiba, Francisco Santos; pela COMEC, o assessor da presidência, Clever de Almeida; pela Agência Paraná de Desenvolvimento, Jean Alberini; pela Secretaria do Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, representando o secretário da Pasta, Sílvio Barros.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.