• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

18/09/2015

Questões prioritárias aos municípios estão na agenda de trabalho da SEDU

Nesta semana, em seu retorno da Europa, o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, e o diretor geral da Pasta, João Carlos Ortega, receberam prefeitos, deputados e até a visita do ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, hoje, diretor Administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Na pauta do encontro projetos para apoiar todos os municípios do Paraná e, entre prefeitos e deputados, a questão da capacidade de endividamento municipal. Antes de abraçar Ratinho Junior, Pessuti acompanhou a prefeita de Jardim Alegre, Neuza Francisconi e os assessores dos deputados federal, Sérgio Souza, Adeilde de Souza, e do estadual, Artagão Junior, Wilson Pilarski, em audiência com Ortega sobre questões prioritárias à população de Jardim Alegre.

Ratinho Junior também recebeu o prefeito de Mangueirinha, Albari dos Santos. Ele solicitou financiamento no valor de R$ 1,18 para a compra de equipamentos rodoviários. O secretário o aconselhou a trazer o processo com o pedido para que seja verificada a possibilidade deste atendimento.

O prefeito de Campo Bonito, Gilmar Bernardi, quis saber da capacidade de endividamento de seu município. “Além de conversarmos sobre projetos relativos ao Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que incluem uma Capela Mortuária e ampliação do Centro de Convivência, preciso ver esta capacidade porque Campo Bonito necessita de recape asfáltico”, disse Bernardi. Com o prefeito estavam o secretário municipal de Finanças, Gilmar de Souza, além do assessor do deputado estadual, Elio Rusch, Jesiel Jerônimo.

Nesta semana, o deputado estadual Alexandre Curi também veio à SEDU. Curi trouxe com ele o prefeito e o vice-prefeito de Balsa Nova, respectivamente Luiz Cláudio Costa e Marcos Duran. Eles queriam saber qual a capacidade de endividamento do município. Ortega os recebeu junto com o coordenador de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paranacidade, Francisco Santos.

Outros três gestores públicos igualmente pediram verificação da capacidade de endividamento de seus respectivos municípios: de Vitorino, prefeito Juarez Votri – acompanhado do chefe de gabinete de deputado Guto Silva, Roney Lazzari; a de Laranjeiras do Sul, Sirlene Ferreira, acompanhada de Wilson Pilarski, recebida por Ortega; e de Goioerê, Roberto Costa, acompanhado do deputado estadual Márcio Nunes, recebido pelo assessor de gabinete Lúcio Tasso.
"Todos buscam financiamento para atender prioridades da população. Mas o primeiro passo é saber da possibilidade de endividamento do município. Só depois desta resposta positiva que os trâmites prosseguem", explicou Ortega.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.