• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

23/02/2016

Representante de Angola elogia interação da Sociedade Organizada com Poder Público no Paraná

Representantes da Direção Nacional de Administração Local de Estado (DNAL), do Ministério da Administração do Território da República de Angola, estão no Brasil e, nesta segunda-feira, 22, na Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), em Curitiba, para uma troca de experiência com entidades do Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba. Os angolanos estão bem impressionados com o trabalho apresentado, em especial nas relações e interação da sociedade com o Poder Público no Conselho Estadual das Cidades no Paraná - ConCidades.

"Nós entendemos que o desenvolvimento das comunidades depende da participação de todos. A sociedade tem de interagir com o Poder Público e vemos isto acontecer aqui, com a convocação da sociedade organizada e dos poderes públicos para as Reuniões do ConCidades", disse o chefe do Departamento da Administração Local do Estado e coordenador dos Governos Provinciais e Municipais do Ministério da Administração de Angola, Manoel Fernando.

De acordo com Carlos Storer, geógrafo e analista de Desenvolvimento Municipal da Coordenadoria de Projeto do Serviço Social Autônomo (Paranacidade - ligada à SEDU), o objetivo da visita é adquirir novas experiências em relação aos Conselhos de Desenvolvimento Urbano dos Municípios, além de obter mais conhecimento sobre os Planos Diretores. Eles pretendem fortalecer o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (PLANEAT), que dispõe de um conjunto de instrumentos de gestão, dentre eles o Programa de Cidadania Participativa (PROCIPA), o qual necessita capacitar os técnicos para os desafios de gestão em Angola.

PODER AO POVO
- Para isso, eles fizeram um pedido ao Paranacidade para que pudessem conhecer de perto as soluções práticas em termos de concepção e gestão de processos participativos, e estruturação de conselhos ou prefeituras, modelagem, financiamento e gestão de programas de empoderamento das cidades e a necessária interação dos órgãos públicos com a sociedade civil.

Desta forma, foi apresentado a eles os Órgãos Colegiados Municipais (Conselhos dos Planos Diretores e das Cidades), e os seis desafios para se conseguir consolidar o processo participativo.

Foi apresentada à comitiva angolana uma breve explicação sobre o funcionamento do Serviço Social Autônomo - Paranacidade e da SEDU. Eles demonstram interesse em conhecer o funcionamento integral das instituições.

Ao longo desta semana de visita, os angolanos ainda vão conhecer os trabalhos realizados nas Secretarias da Saúde (hoje, na SEDU), da Educação e Segurança Pública do Paraná, da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa do Paraná. Eles também vão se reunir com os Conselhos da Cidade e do Meio Ambiente. Manoel Fernando disse que a comitiva já esteve em Brasília reunida com representantes do Ministério das Cidades. Eles permanecem em Curitiba até sexta-feira, 26.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.