• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

30/03/2016

Prêmio InovaCidade reconhece projetos que contribuem para a transformação e melhoria da qualidade de vida da população

Na IV edição do Prêmio InovaCidade, os melhores projetos e iniciativas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades foram premiados. Sob o critério da sustentabilidade, questões sociais, econômicas, ambientais e culturais - dentro dos temas de interesse do Smart City Business America Congress & Expo 2016, tiveram seus trabalhos reconhecidos e levaram troféus para seus municípios. A premiação ocorreu durante o jantar de gala Rede Massa, na noite desta terça-feira, 29, na Expo Unimed Curitiba.

Os projetos destacados são de três setores da sociedade: governo, empresas e organizações sociais. O secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, subiu ao palco para entregar o prêmio ao Projeto Saneamento Básico da prefeitura de Limeira (São Paulo). "O reconhecimento a estes projetos, que trazem benefícios e transformam a vida das pessoas, é muito importante para que Prefeituras e empresas continuem motivadas a criar e buscar soluções inteligentes. E também que sirvam de exemplos para outras cidades", destacou Ratinho Junior.

Para o presidente da Comunicarte - Agência de Responsabilidade Social -, Márcio Schiavo, o objetivo deste prêmio é de iluminar as experiências bem sucedidas realizadas nas cidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas. "É importante mostrarmos que estes sonhos podem se tornar realidade e que experiências realizadas em uma cidade podem ser reproduzidas em outras, como é o caso da Transforma Recife, que já foi reproduzida com sucesso em Petrópolis, Campinas e Salvador", afirmou.

Para o presidente do Instituto Smart City Business, e organizador do evento, Leopoldo de Albuquerque, é inevitável que todas as cidades do mundo passem por transformações profundas. E o que mais lhe chama a atenção, quanto aos prêmios do InovaCidade, é a capacidade de compartilhamento dos governos. "Aquela visão do político tradicional de destruir o que o anterior fez, para construir algo na sua marca, não existe mais. Hoje vemos o compartilhamento inteligente de soluções criadas por um município, copiada por outros e usufruídas por todos", afirma Albuquerque.

Os prêmios foram entregues por autoridades e personalidades, convidadas à solenidade e ao jantar de gala, como o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior; presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana; secretário de Estado do Planejamento, Silvio Barros; presidente da Alstom do Brasil, Michel Boccaccio; prefeita de Peñalolen (Chile), Carolina Leitão; prefeito de Valparaíso, no Chile, Jorge Castro Muñoz; presidente da ISCB Chile e Smart City Business Chile, Pablo Durán Cespedes; diretor do Instituto TIM, Leandro Henrique; gerente de infraestrutura do Consulado Britânico, Valéria Martinez; diretor de tecnologia da Promologicaus, Lucas Dutra; presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino; e o secretário de Ciência e Tecnologia de Curitiba, Paulo Miranda.

Confira a lista dos premiados:

1. Projeto “Cadastro e Cartão Cidadão”

Prefeitura de Itatiba-SP
Representando o Prefeito João Gualberto Fattori, Sr. Washington Tavares – Presidente da Tacira Technologies

2. Projeto “Consórcio Intermunicipal de Especialidades”

Prefeitura de Bicas-MG
Prefeito Geraldo Magela Longo dos Santos

Prefeitura de Mar de Espanha-MG
Prefeito Wellington Rodrigues

Prefeitura de Senador Cortês-MG
Prefeito Hermínio José Gutterres

3. Projeto “Desbravadores Digitais”

Prefeitura de Monteiro Lobato-SP
Prefeita Daniela de Cássia Santos Brito

CECOMPI /APL TIC VALE
Marcelo Nunes - Coordenador

Modo UP
Felipe Rocha - Diretor

ZNC Sistemas
Carlos Leite - Diretor

4. Projeto “Educação em Primeiro Lugar”

Prefeitura de Catalão-GO
Representando o Prefeito Jardel Sebba, o Deputado Gustavo Sebba

Sala 10
Eduardo Ergel Cauhy - Diretor

5. Projeto “Educação Integral Criativa”

Prefeitura de Montes Claros-MG
Prefeito Ruy Adriano Borges Muniz

6. Projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”

Comunitas
Regina Esteves - Diretora

7. Projeto “Palmas Solar”

Prefeitura de Palmas-TO
Representando o Prefeito Carlos Amastha, Sr. Luiz Masahu Hayakawa

8. Projeto “Saneamento Básico”

Prefeitura de Limeira-SP
Prefeito Paulo Cézar Junqueira Hadich

9. Projeto “Transforma Recife” e “Transforma Petrópolis”

Prefeitura de Petrópolis-RJ
Prefeito Rubens Bomtempo

Prefeitura do Recife-PE
Prefeito Geraldo Júlio

10. Projeto “XCity - Cidades inteligentes”

Ellevato Tecnologia
Simei Rômulo - Diretor

11. Projeto “Museu do Amanhã”

Museu do Amanhã – Ricardo Piquet,
Fundação Roberto Marinho – Geórgia Pessoa
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.