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Notícias (Antigas)

18/04/2016

Até 02 de julho o Paraná terá de transformar em obras e serviços cerca de R$ 130 milhões em projetos que tramitam na STN

Na tarde desta segunda-feira, 18, foi realizada a 139ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo – Paranacidade -, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU). Na sala de reuniões, os conselheiros avaliaram e, depois, aprovaram o Relatório de Gestão 2015. Para eles também foi apresentado o Relatório de Homologações firmados no período de 11 de dezembro de 2015 a 08 de abril de 2016. Foram mostrados os registros contábeis, os índices de demandas e de realizações de obras, os valores investidos nos municípios, inclusive os de Transferência Voluntária da SEDU, que não retornam aos cofres públicos, mas dão respaldo de oportunidades de desenvolvimento harmônico entre pequenos, médios e grandes municípios do Paraná. Os conselheiros tomaram conhecimento que, no momento, estão em trâmite na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em Brasília, cerca de R$ 130 milhões em projetos que deverão se transformar em ações nos municípios do Paraná até 02 de julho, respeitando as Leis Eleitorais
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Entre os assuntos gerais analisados pelos conselheiros estão: a venda de carros comprados para atender as necessidades dos Escritórios Regionais e também alguns municípios na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se de três carros que, devolvidos ao Paranacidade, estão em perfeitas condições de uso, mas ociosos, apenas oneram, pois há pagamentos de taxas e de permanência em garagem. Os veículos deverão ser vendidos em leilão público e os recursos voltam ao Paranacidade para serem aplicados em outras prioridades. O diretor administrativo e de finanças do Serviço Social Autônomo, Claudio Stabile, explicou que além desta economia, a instituição pensa em criar uma linha de crédito para iluminação interna nos municípios, com lâmpadas LED.

NOVIDADES - Os conselheiros também tomaram conhecimento da assinatura de renovação de Contratos de Gestão, entre SEDU/Paranacidade e os coordenadores dos Escritórios Regionais. “É a implantação da política de metas e resultados, implantada pelo secretário Ratinho Junior desde 2013, para a melhoria da eficiência institucional e da qualidade dos serviços prestados à população”, explicou o superintendente executivo do Paranacidade, Wilson Bley Lipski. Ele ainda enfatizou que o momento é de busca do equilíbrio da realização de obras e serviços entre todos os municípios, sob a coordenação dos Escritórios Regionais. “Para isto há o monitoramento constante de todos os serviços e obras”, destacou Lipski.

Mas há mais novidades para este ano. Estão sendo implantados Projetos Padrões aos municípios, mas de forma regular e inversa. “São os prefeitos que chegam no Paranacidade e solicitam uma obra, como por exemplo, Barracões Industriais em terrenos já existentes no município”. Lipski explicou que há uma equipe para atender a demanda e fazer o projeto de acordo com o terreno existente. Também estão sendo formatados os “Corredores de Acessibilidade”, com adaptações à acessibilidade de idosos, cadeirantes, deficientes físicos e outros.

Ainda, para a economia nos cofres da instituição, Claudio Stabile anunciou que todos os cargos em comissão terão os salários congelados por um ano. Outra novidade será o lançamento em breve de uma nova maneira de fiscalizar obras e não apenas supervisionar. “Depois de prontas e entregues, as obras serão fiscalizadas em seu uso. “O objetivo é impedir que as obras tenham desvio em suas funções reais.

SINGULAR E PLURAL - O representante do Instituto de Engenheiros do Paraná, Gilberto Piva, contou aos presentes que houve um debate na Escola de Engenharia para descobrir quais as razões dos atrasos que ocorrem em obras. “Chegou-se à conclusão que são quatro fatores que interferem no avanço das obras: 01) as chamadas interferência; 02) as desapropriações; 03) deficiência de projetos; 04) atraso nos pagamentos. A ordem os fatores chamou a atenção de todos. “Por tudo o que nos foi apresentado nesta reunião, eu quero parabenizar aos profissionais da SEDU e do Paranacidade, pois realizam um trabalho singular, por ser único em administração pública; e plural porque conseguem atender aos 399 municípios do Paraná”, destacou.

Ao encerrar a reunião, o diretor geral da SEDU, João Carlos Ortega, agradeceu a presença, o apoio e a colaboração de todos os conselheiros presentes. Além dos já citados, fazem parte do Conselho de Administração como membro honorário, o secretário Ratinho Junior; como membros natos e presidente, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa; ainda, o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Sílvio Barros; o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski; como membros efetivos, os representantes da Federação da Indústria do Paraná, Hélio Bampi; da Federação do Comércio do Estado do Paraná, Darci Piana; do Instituto de Arquitetos do Brasil/PR, Cláudia Cristina Dudeque. Também participou da reunião o diretor de Operações do Paranacidade, Alvaro Cabrini Junior.
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