• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

06/05/2016

SEDU e Paranacidade em luto pela morte de Bigarella

Do secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, passando pelo superintendente executivo do Serviço Social Autônomo – Paranacidade -, Wilson Bley Lipski, pelos diretores, João Carlos Ortega e Cláudio Stabile, técnicos, enfim, todo o pessoal das duas instituições está em luto pela perda de João José Bigarella, um dos mais importantes geólogos do País. O mestre, um dos fundadores do Curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná, autor de mais de 200 trabalhos científicos, com uma extensa e premiada produção científica, foi consultor da SEDU/Paranacidade, de 2011 até 2014, quando encerrou o seu trabalho sobre a proteção da orla de Matinhos, popularmente conhecida como a “engorda da praia”.

Em diversas ocasiões, reunido com Ratinho Junior, Wilson Bley, e com técnicos da SEDU/Paranacidade, João José Bigarella seduzia os presentes com o seu vasto conhecimento sobre geologia e sobre a descrição dos mais exóticos lugares da terra por onde esteve. “A morte, aos 92 anos, levou de nós, um homem lúcido, uma inteligência brilhante e que sempre nos honrou com a sua presença e generosidade em dividir seu saber. É uma perda lamentável para cada um de nós e para o País que, neste momento de crise generalizada, carece de Bigarellas. À família, deste grande ser humano, a minha, as nossas homenagens e condolências”, lamentou Ratinho Junior, que se encontra, agora, em viagem de trabalho.

OBRA INÉDITA - Dos técnicos do Paranacidade que mais próximos ficaram de Bigarella nas reuniões sobre a consultoria, foram os engenheiros civis Luiz Antônio Xavier e Ruy José da Costa. “A cada encontro com o mestre era uma aula para se levar por toda a vida”, concordam ambos. Xavier contou que, paralelamente, Bigarella aproveitava o tempo para escrever um livro, ainda inédito, sobre fenômenos costeiros do Brasil, em especial, do Paraná. “Pelos serviços prestados ao litoral do Paraná, Bigarella recebeu o título de Cidadão Benemérito de Matinhos”, lembrou o engenheiro Ruy..
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.