• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

11/05/2016

Ratinho Junior busca parcerias na China para ampliar geração de emprego e renda no Paraná

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, está na China. Durante esta semana Ratinho Junior cumpre uma série de compromissos importantes para o Paraná. Na bagagem, ele levou projetos desenvolvidos no Estado. Representando o governador Beto Richa na China, Ratinho Junior busca parcerias e acordos para atrair novos investimentos ao Paraná. “Este contato com os chineses é de vital importância. Temos, aqui, um caminho alternativo para maior estímulo à geração de emprego e renda no Paraná. Eu e os demais companheiros deste trabalho, só podemos agradecer o carinho, respeito e acolhimento com que fomos recebidos pelas autoridades chinesas”, enfatizou.

Ratinho Junior foi convidado para a inauguração do Escritório de Cooperação Paraná China, em Pequim, que aconteceu nesta terça-feira, 10. Além deste evento, acompanhado dos deputados estaduais Guto Silva, Márcio Nunes, do prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e do diretor da Fine Field Trading Brasil, Luiz Henrique Fagundes, Ratinho Junior esteve com o embaixador do Brasil na China, Roberto Jaguaribe, com quem o grupo manteve conversa sobre a cultura e os valores dos dois países.

“Roberto Jaguaribe é embaixador há seis meses na China. Antes, ele era embaixador em Londres. É um profundo conhecedor da cultura e da área comercial internacional porque trabalhou com o ex-ministro da Indústria e Comércio no Brasil, Luiz Fernando Furlan. Esta conversa com o embaixador Jaguaribe foi essencial para que nenhum de nós cometa erros nesta relação com a China”, explicou Ratinho Junior.

INOVADOR - Pelas suas ideias inovadoras e pelo seu trabalho voltado à melhoria da qualidade de vida das pessoas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, foi convidado, no início de abril, por meio de uma comitiva de empresários coreanos para a inauguração do Escritório de Cooperação Paraná China, em Pequim. Trata-se da "Ageing Development Foundation”, ligada ao Ministry of Civil Affairs the People´s Republic of China. Ratinho Junior aceitou o convite e, na China, representa o governador Beto Richa nas solenidades.

"No escritório, estabelecido para ser facilitador das iniciativas do Estado do Paraná, Ratinho Junior e os demais representantes do Governo do Paraná e os gestores públicos, poderão apresentar projetos que ajudam no desenvolvimento das cidades. Trata-se de um canal de troca de boas experiências entre os gestores do Brasil e China", explicou Younghak Lee (Oscar), o CEO da empresa coreana Fine Field Trading LTD (FFT), e portador do convite da República Popular da China a Ratinho Junior.

O ESCRITÓRIO - A solenidade de inauguração oficial da "Ageing Development Foundation” (CADF), ligada ao Ministry of Civil Affairs the People´s Republic of China foi às 11h05, desta terça-feira, 10. Da agenda constaram conferências e, após o almoço, viagem ao Palácio Imperial da China. A comitiva também fez uma visita às Muralhas da China.

Este escritório, construído pelo Governo Chinês com o apoio da empresa coreana FFT, funcionará para receber projetos do Brasil para a China e também para coordenar projetos chineses ao Brasil. À princípio, além de projetos de iluminação pública, serão também tratados assuntos sobre resíduos sólidos e mobilidade urbana.

OPORTUNIDADES - “Esta visita se torna a sequência do trabalho iniciado pelo governador Beto Richa, no ano passado, e no qual o Ratinho Junior, hoje, abre oportunidades para as atividades operacionais. A institucional já foi realizada no ano passado, agora Ratinho Junior busca espaço maior para que o legislativo, junto com o executivo, trabalhe em atividades conjuntas com o governo chinês. Já existe orçamento disponibilizado, sempre com a preocupação social e tendo como meta o crescimento sustentável”, destaca Márcio Nunes.

O deputado estadual Guto Silva também considera fundamental a possibilidade de novas parcerias na área do agronegócio. “A China procura novos caminhos, novas alternativas, para suas ações comerciais. E há a possibilidade real de negócio com o Brasil. Neste contexto, o Paraná é privilegiado porque tem uma condição de produção de grãos e carnes fantásticas. Outra possibilidade é que a China procura alternativas para exportar suas empresas para o Brasil e fazer parcerias. Eles têm recursos, tecnologia, dinheiro, e nós temos um grande número de desempregados, temos 11 milhões de desempregados no Brasil, e temos que procurar novas alternativas para poder empregar a nossa população”, enfatiza Guto Silva.

NA CORÉIA DO SUL - Nesta quarta-feira, 11, eles seguem viagem para Seul, na Coreia do Sul. A quinta e a sexta-feira são dias reservados para a visita às empresas coreanas de lâmpadas de LED, resíduos sólidos e de mobilidade urbana. Ratinho Junior retorna ao Brasil no dia 14. "Sem dúvida, é uma experiência muito enriquecedora, pois há anos eu tenho um excelente aprendizado com a filosofia e a cultura oriental e tento passar aos meus filhos a mesma educação de respeito e de valorização do ser humano e da vida", resumiu o secretário da SEDU.

Em Curitiba, na época em que o convite da viagem à China foi feito a Ratinho Junior, os investidores coreanos puderam conhecer o trabalho realizado pela SEDU e pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade). "Vamos levar em nossas bagagens de volta, ideias e conhecimentos coletados, aqui, no Paraná", disse, em espanhol, Younghak Lee.

O primeiro encontro aconteceu, no início deste mês, no gabinete de Ratinho Junior, onde também estavam presentes o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; os deputados estaduais Guto Silva e Marcio Nunes; diretor da Fine Field Trading Brasil, Luiz Henrique Fagundes; e o superintendente executivo do Paranacidade, Wilson Bley Lipski.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.