• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

01/06/2016

A 6ª Conferência Estadual das Cidades do Paraná será em março de 2017, em Foz do Iguaçu

A  6ª Conferência Estadual das Cidades já tem local e data definidos: será em Foz do Iguaçu, nos dias 29, 30 e 31 de março de 2017. A decisão foi tomada, por votação, na plenária da 30a Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades (Concidades/PR), realizada nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31, no Hotel Estação Express, no centro de Curitiba.

Devido à proximidade das Conferências Municipais, a ênfase desta reunião se deu para as conferências e para a realização da 6a Conferência Estadual das Cidades. No primeiro dia da reunião, em Curitiba, todas as Câmaras Técnicas, de Saneamento; Habitação; Planejamento, Gestão do Solo Urbano e Territorialidade; Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana fizeram análise e avaliações individuais – de acordo com os respectivos temas -, para discutirem os problemas de cada área.

Os grupos de trabalho de Conflitos Fundiários; Acompanhamento dos Conselhos Municipais; Acompanhamento de Ações da Defesa Civil; Fracking - fraturamento hidráulico; Estatuto da Metrópole e Projeto de Lei Concidades/PR, também se uniram e realizaram suas discussões e avaliações.

Além disso, as Comissões da Conferência; de Sistematização; de Infraestrutura e Logística e Comissão Estadual Recursal de Validação (CERV), também se uniram nos trabalhos. Esta última, realizou a análise e validação das Conferências dos Municípios já confirmados. Até o momento, 154 municípios irão realizar a sua conferência no período de 26 de maio a 05 de julho deste ano.

De acordo com a representante do segmento dos trabalhadores e conselheiras de Comissões da Conferência, Marli Segato Babinski, estas comissões servem para dar apoio aos municípios na realização de forma correta de suas conferências e conforme o regimento. Para o representante do Poder Público Municipal, Osni Mendes, “é necessário um esforço das gestões municipais para realizar as conferências com aprofundamento nas realidades locais. O formato correto força um diálogo entre prefeito e os diversos segmentos".

No segundo dia, as câmaras técnicas e grupos de trabalho apresentaram o resultado de suas discussões, que foram votadas em plenária. Os resultados serão condensados, nos próximos dias, e o Concidades/PR monta e encaminha ofícios e demandas para cada setor das Câmaras Técnicas.

De acordo com o secretário executivo do ConCidades - PR, Mauro Rockenbach, "esta reunião é a retomada dos trabalhos do Conselho, dando andamento às pautas existentes, com ênfase ainda nas Conferências Municipais das Cidades, para fortalecer as demandas da população, que culminam no Paraná com a realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades, em 2017”.

Esta reunião foi aberta pelo diretor geral da SEDU, João Carlos Ortega, que agradeceu a presença e a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade. Estiveram representados: Poder Público Estadual – IPARDES, DETRAN, SEMA, SEDU, SEIL E PARANACIDADE -; Poder Público Federal –UFPR -; Poder Público Municipal – AMEPAR, AMONORPI -, Empresários – FIEP, SINDICON, ACIC -; Movimentos Sociais Populares – MNLM e CMP -; Academia – CREA/PR.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.