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Notícias (Antigas)

30/09/2016

SEDU se soma ao desafio da luta contra o câncer neste Outubro Rosa

A vida é feita de desafios diários, lembram os diversos anúncios publicitários. As mulheres que trabalham na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), no Serviço Social Autônomo (Paranacidade) e em todos os seus Escritórios Regionais, na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) sabem disto e são guerreiras. Sem receio, elas enfrentam os mais diferentes desafios. Por esta razão, decididas, elas se vestem de rosa e se engajam na Campanha Estadual de Luta contra o Câncer. “Em defesa da vida de todas as mulheres, elas somam no Outubro Rosa para ajudar a mobilizar mais pessoas na luta contra o câncer”, diz o secretário da SEDU, Ratinho Junior, que retorna das férias.

Na época em que ocupava uma cadeira na Câmara Federal, Ratinho Junior apresentou diversos projetos, e sugestões ao Ministério da Saúde, para evitar a doença entre as mulheres e, também entre os homens trabalhadores rurais que ficam sob o sol inclemente.

No Paraná, a Campanha Outubro Rosa é liderada pela Secretaria da Saúde. E vai além de imagens cor-de-rosa. São abertas discussões sobre o diagnóstico precoce e se trabalha na promoção de hábitos saudáveis para buscar a redução dos riscos da doença, em especial o câncer de mama. “Estudos comprovam que é possível reduzir em 40% o número de casos de câncer, controlando apenas os fatores de risco. A luta contra o câncer é perene, mas em outubro é intensificada, acompanhando o movimento mundial”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

O Outubro Rosa é um movimento mundial que nasceu em 1997, na Califórnia (Estados Unidos), e, a cada ano, cresce na busca de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama. O foco da Campanha do Outubro Rosa são mulheres com mais 40 anos.

A ideia é ajudar a fortalecer entre a população a necessidade da prevenção ao câncer de mama. O mês de outubro chega e, como em todos os anos, o rosa irá predominar também pelo Brasil.

Desde que a campanha foi lançada, espaços públicos em diversas partes do mundo ganham iluminação na cor rosa, inclusive no Brasil. As pessoas também passam a usar laços cor-de-rosa, presos em suas roupas, para chamar a atenção ao problema e ajudar na prevenção da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Mais comum entre as mulheres, ele responde por 22% dos casos novos a cada ano. “Venha conosco. Vamos ajudar a diminuir esses índices”, convida o secretário em exercício da SEDU, João Carlos Ortega.
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