• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

03/10/2016

Tudo pronto para o Hackathon Paraná 2016

Entusiasmo, criatividade, bom humor, talento e empreendedorismo permeiam o Hackathon Paraná 2016. Todos os detalhes já estão finalizados e está tudo pronto para a grande maratona de soluções digitais, que se realiza neste fim de semana, nos dias 07, 08 e 09, nas dependências da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Serviço Social Autônomo (SEDU / Paranacidade).  As inscrições se encerraram na semana passada com 84 inscritos, embora o número de vagas seja para 50 concorrentes. Os inscritos foram selecionados de acordo com o melhor resultado apresentado nos desafios propostos em cada modalidade no site do Hackathon Paraná 2016: www.hackathonparana.pr.gov.br.
 
Esta maratona inclui programação e desenvolvimento de software e projetos com soluções digitais para questões relacionadas ao Desenvolvimento Urbano nas temáticas "Transporte Público" e "Obras Públicas". Durante o período do Hackathon, neste fim de semana, os participantes ficam confinados nestes locais, sem poder sair. Na penúltima reunião promovida pelos organizadores e colaboradores, antes do evento, foram definidos os cardápios da alimentação dos participantes, e que darão o sustento para que a competição não pare durante as longas horas de trabalho e criatividade.  As dependências da SEDU e do Paranacidade estarão adaptadas com espaços futuristas e de acordo com o que exige o evento. Ainda haverá “O Cantinho da Soneca”, onde os concorrentes poderão dormir um pouco e descansar.
 
PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial do evento está marcada para às 18 horas desta sexta-feira, 07, no Auditório da SEDU, localizada na Rua Deputado Mário de Barros, 1.290, 2º andar, no Centro Cívico, em Curitiba, com a presença do secretário da Pasta, Ratinho Junior, autoridades e personalidades ligadas à área. Até às 19 horas, haverá o credenciamento. Às 19h30 será feita a abertura oficial do evento. A cerimônia prosseguirá com a apresentação dos temas I e II e, depois, serão consolidadas as equipes (o “team building”), com um intervalo às 20h50. Às 21 horas será apresentada a palestra sobre Inteligência Coletiva. A primeira noite termina às 21h45, com orientações para as equipes.
 
No sábado, 08, o dia começa com palestras tecnológicas e entrega de kits aos participantes. Às 8h30 será iniciada a maratona. Mentorias estarão disponíveis aos participantes das 16 até às 18 horas.  No domingo, 08, até às 10 horas estão programadas mentorias de formatação. Às 12 horas termina o desenvolvimento das disputas, com intervalo de uma hora para o almoço. Das 13h30 até 14h30 haverá apresentação e análise das propostas. Das 14h35 às 15h30 os vencedores serão conhecidos e termina o Hackathon Paraná 2016, com as premiações.      
 
SOBRE OS PALESTRANTES -  O palestrante sobre “Inteligência Coletiva”, da noite de sexta-feira, 07, é Thiago H. Silva.  Ele é professor do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba. Em 2014, recebeu o título de doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado sanduíche na University of Birmingham, Reino Unido (2012), e no INRIA-Paris, França (2013). Em 2011, foi um pesquisador visitante por seis meses na Telecom Italia, na Itália.  Thiago H. Silva recebeu  prêmios de melhor trabalho/menção honrosa nos seguintes eventos: Concurso de Teses e Dissertações da SBC (2015); Semana de Seminários de Teses do DCC-UFMG (2013);  IEEE CPSCOM (2012);  SBRC (2009, 2010 e 2013);  SBCUP (2012) e ERBD (2016). Mais informações sobre ele em:  dainf.ct.utfpr.edu.br/~thiagohs.

Já, o palestrante das tecnológicas, de Bluemix,  no sábado, 08, é o arquiteto de soluções na IBM Brasil, formado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC),  Ezequiel Kwasnicki.  Ele iniciou sua carreira em TI como analista de Suporte Técnico no Banco HSBC, em 1997. O arquiteto de soluções entrou na IBM em 2000, como especialista de TI para a área de Consultoria (IBM Global Services), passando por diversos cargos como especialista de tecnologia para pré-vendas, arquiteto de TI e gerente de Vendas. Em 2011, Kwasnicki atuou como arquiteto de soluções e technology sales representative na Oracle e voltou para IBM, em janeiro de 2015, onde assumiu a atual função. Como Arquiteto de Soluções, ele trabalha com diversas tecnologias, como Computação em Nuvem, Análise de Dados, Mobilidade Social,  no Ecossistema de Independent Software Vendors (ISVs) e Startups.
 
PRÊMIOS - Os prêmios são atrativos à parte. O Hackathon Paraná 2016 está focado em desenvolver e colocar em prática as boas ideias que surgirem durante o evento. Caso tenham interesse, os vencedores poderão dar continuidade ao projeto desenvolvido durante o evento e poderão ganhar uma vaga para participar do programa de mentorias para startups da UniStart. Além disto, podem receber a concessão de créditos de até 120 mil dólares, no decorrer de um ano para consumo de tecnologia IBM disponível na nuvem por meio do Global Entrepreneur Program (GEP).

Os vencedores da maratona também vão ganhar troféus, diploma de vencedor do Hackathon Paraná 2016 e voucher de treinamento no Centro Europeu. Cada integrante poderá escolher um curso que for do próprio interesse. Entre as opções estão: Criação de Aplicativos; Criação de Jogos; Design Thinking; Produção de Conteúdos e Mídias Digitais; Empreendedorismo ou Idiomas (Inglês, Francês, Alemão, Italiano ou Espanhol).
 
Os organizadores do Hackathon Paraná 2016 são representantes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Serviço Social Autônomo, Celepar, Sebrae, Google Developer Group (GDG), Google Business Group (GBG), UniStart, Code for Curitiba, Code for Brazil e Founder Institute. O apoio tem representantes da COMEC, IBM, Centro Europeu e Google Developers. Além disso, o evento conta com o apoio institucional de cinco Universidades: a Federal do Paraná; Positivo; a Tecnológica Federal do Paraná; a PUC-PR e a Tuiutí do Paraná. 

 
OS 50 SELECIONADOS PARA O HACKATHON PARANÁ 2016
     
DESIGN
 
DESENVOLVIMENTO
Alana Mafra Netto
 
Alisson Rafael Quero Delfino
Ana Bittencourt Vidigal
 
André Marcondes Teixeira
Daniel Gustavo Marcelino Veiga
 
Bruno Henrique de Vargas Lima
Daniel Skroski
 
Camila Scotti Pinto
Gabriel Tanner Pasetti
 
Diogo Nogueira Knop
Giovana Dada Fonseca de Freitas
 
Eduardo Mendonça da Paixão
Ian Lohmuller Cheberle
 
Felipe Clevert Jimenez da Silva
Lucas Garcia de Abreu
 
Filipe Kertcher
Lucas Pereira Nery
 
Hadryel Holanda
Rafael Zabotini Venjenski
 
Igor Jose Melech Koubetch
Raquel Prado
 
Leonardo Fabricio Macedo Cavalli
Valéria Rodrigues de Moraes Storer
 
Lucas Fleck de Souza Castro
   
Lucas Juliano
BUSINESS
 
Lucas Jurgen Klein da Silva
Ana Paula Weigert
 
Lucas Simões da Silva
Bruno Vieira de Lima
 
Lucas Vale de Araújo
Guilherme Augusto Silva Surek
 
Luis Felipe Wolf Batista
Igor Castanho
 
Mailson Gonçalves Corrêa
Isabella Tioqueta
 
Maycon de Moraes
Leonardo Penteado Franco de Angelis
 
Miguel dos Martyres
Lucas Nazar Moreira
 
Raphael Henrique Ferreira de Andrade
Marcus Vinicius Lamin
 
Renahn Schultz
Nataniel de Campos Bento
 
Tiago Carneiro Vizoto
Ricardo Mendes Junior
 
Vinicius Gibran Gehlen Bornholdt
Rodolfo Splendor Brandão
 
Willian Teleginski
Vitor Kazuo Hirozawa
 
Yuri Danielewicz
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.