• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

07/11/2016

Novos prefeitos querem mudar a maneira de fazer política no Paraná

Os prefeitos recém-eleitos e que assumirão o mandato em janeiro de 2017, já estão vindo à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), para se ambientar e criar os primeiros contatos com deputados, com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e toda a sua equipe de trabalho. “Eles representam a nova leva de políticos. É renovação. É sangue novo na política e todos demonstram entusiasmo e vontade de fazer o melhor para a população”, comemora Ratinho Junior, junto com o diretor- geral da SEDU, João Carlos Ortega.

Os processos de transição já estão em andamento para que a transferência de poder transcorra em ordem, sem prejuízo à administração pública e à população. Para o prefeito eleito de Marmeleiro, Jaimir Darci Gomes da Rosa, este processo é importante para preparar a equipe para bem administrar o município. "Temos de ficar a par de tudo, ver se precisamos realizar ajustes financeiros, analisar a situação dos contratos abertos, entre outros, para começar a trabalhar nas prioridades do município. Principalmente, na área da saúde e agricultura", afirma.

Com o prefeito eleito, estava o seu vice, Altair Gabriel, e o deputado estadual Wilmar Reichembach. João Carlos Ortega, que os recebeu, disse que a SEDU é a casa dos prefeitos. E a recomendação do governador Beto Richa e do secretário Ratinho Junior é a de receber todos igualmente, sem qualquer exceção, independente do partido do gestor público e do tamanho do município. “Os prefeitos são os representantes do povo e merecem todo o nosso apoio. É o nosso trabalho e obrigação”, enfatizam. 

O prefeito eleito de Jataizinho, município de 12 mil habitantes na Região Metropolitana de Londrina, Dirceu Urbano Pereira, também se prepara para o seu primeiro mandato. Ele pretende atrair investidores por meio de indústrias e de pequenos comércios, para sanear o déficit do município. "Este déficit, grande, prejudica a área da saúde e da educação, que são os nossos maiores problemas. Nesta minha gestão, vou precisar da parceria com o Governo do Estado e estarei sempre buscando recursos para a melhoria da nossa cidade", avisa. 

MELHORES ÍNDICES EM EDUCAÇÃO - O município de Nova Londrina está em terceiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). E o prefeito eleito Otávio Grandene Bono, é também o vice-prefeito nesta gestão. Ele adianta que vai investir para que este índice seja ainda melhor. "Sei o que está bem e pretendo fazer com que continue bem ou fique melhor, como os números do IDEB. Eu falei com o diretor-geral da SEDU sobre a possibilidade de novos investimentos para gerar mais trabalho e renda à população de Nova Londrina. Por esta razão, precisamos de Barracões Industriais", afirma Bono.

Acompanhavam Bono, o atual prefeito de Nova Londrina, Dorneles Chiodelli, e o vereador Valdir Rosinski. Para Ortega, Chiodelli agradeceu o atendimento recebido ao longo dos anos, por ele, pelo secretário e por todos os técnicos da SEDU e do Serviço Social Autônomo (Paranacidade). Ortega reforçou  que se trata de obrigação. “Nós estamos aqui para atender as prioridades da população do Paraná em qualquer dos municípios”, enfatizou. 

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os prefeitos eleitos de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti, e de Quatro Barras, Ângelo Andreatta, pretendem ampliar os investimentos em saúde, educação e segurança. De acordo com Andreatta, uma pesquisa apontou que 37% da população prioriza estas áreas para maiores investimentos. Além disso, Zanetti quer modernizar o setor de informatização. 

Em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, o prefeito eleito, Marcos Fioravanti, conhecido como Casquinha, por ser proprietário de uma sorveteria, deseja levantar a realidade financeira do município. No primeiro ano, ele pretende reduzir os gastos em até 20%, "para garantir o amanhã". "Estou com uma vontade louca de assumir para fazer as transformações. Vamos fazer, a médio e longo prazo, Pontal do Paraná ser uma cidade modelo, um balneário que as pessoas visitem e queiram voltar", diz entusiasmado. 

Também passou pela SEDU o prefeito eleito para o município de Campo Magro, Cláudio Casagrande. Ele esteve apenas para cumprimentar o secretário Ratinho Junior, João Carlos Ortega e o assessor especial da SEDU, Lúcio Tasso. Prometeu retornar, mas oficialmente.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.