• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

11/11/2016

Jovens futuros prefeitos querem criar o Polo Turístico da Região Noroeste do Paraná

Um grupo de jovens políticos, que vai assumir as Prefeituras de seus respectivos municípios em janeiro de 2017, se uniu para criar o primeiro Polo Turístico da Região Noroeste do Paraná. As atividades deverão ser em torno do Vale do Rio Paranapanema, onde haverá balneários, prainhas, pesca náutica, pistas de caminhadas, esportes alternativos e chácaras de lazer em Condomínios como “As Marinas do Paranapanema”, entre outras atividades, além do embelezamento local. No município de Santa Inês, o prefeito eleito, Bruno Luvisotto – de 28 anos de idade -, disse que há mais de 200 lotes que se estendem até o lago. Com ele, elaboram o projeto turístico os eleitos de Itaguajé, Crisógono Noleto e Silva Júnior – 32 anos -; e o de Santo Inácio, Junior Marcelino dos Santos – 26 anos. “Nós estamos criando oportunidades de geração de trabalho e renda em diversos níveis, para a população de toda aquela Região”, afirmam, otimistas os três. 

Em Santa Inês, município de 1.750 habitantes, o prefeito eleito inicia o processo de transição, onde o poder político ficou inalterado por 20 anos. “Com o turismo, vamos investir também em habitações, pavimentação, urbanização, educação, saúde e segurança. Para se ter uma ideia da fragilidade desta área, há apenas um policial, sargento, para atender o nosso município e, ainda, Santo Inácio, com mais 7.000 habitantes”, afirma Luvisotto. Da mesma maneira pensa o futuro prefeito Crisógono Noleto e Silva Junior, de Itaguajé, município distante oito quilômetros de Santa Inês, e com 5.000 habitantes. Apesar de uma hegemonia política de mais de 32 anos no poder municipal, para ele, a transição é pacífica. “Vamos também investir na educação e no esporte para ajudar as pessoas a realizarem transformações em suas próprias vidas”, explica. 

DESAFIOS - Já, para o médico-veterinário, recém-eleito para a Prefeitura de Santo Inácio, Junior Marcelino dos Santos, as atividades de transição de poder só começam na próxima semana. O próximo prefeito teme pela situação financeira do seu município. “O atual prefeito realizou um concurso público, onde foram aprovadas 100 pessoas, mas há apenas 34 vagas. A despesa com pessoal já está extrapolada, o que impede o município de contratar qualquer operação de crédito. A nossa melhor saída está na criação do Polo Turístico da Região Noroeste”, assegura.

Com os três, estava a ex-secretária municipal de Educação do município de Paranacity, Sueli Terezinha Wanderbrook, de 59 anos, e recém-eleita prefeita, que entra em janeiro no lugar de outra mulher, a atual prefeita Edinéia Batista. “Para mim, a transição já começou. A nossa meta é reorganizar a cidade em todas as áreas: saúde, educação e segurança, além de buscar a geração de emprego e renda para a população, de  11.168 habitantes”, avisa.

Todos eles e, ainda, outros prefeitos recém-eleitos e reeleitos, estiveram nesta semana em reunião com o diretor-geral da SEDU, João Carlos Ortega, e com o assessor especial, Lúcio Tasso, para começaram a se familizar com a situação atual de seus municípios, verificando obras e editais em andamento. 

O prefeito de Itambé, que assume a Prefeitura em janeiro de 2017, Vitor Aparecido Fedrigo, acompanhado dos vereadores Valdecir Castaldele e Sebastião dos Santos Filho, diz que pretende melhorar a saúde e o transporte no município, além de apoiar pequenas indústrias existentes, e atrair outras maiores para gerar mais empregos e renda à população. "Meu desejo é o de fazer uma administração que agrade a maioria das pessoas. Melhorar as áreas que estão necessitadas e, aqui na SEDU, pedir apoio para recapes, pavimentação, barracões industriais e o Meu Campinho", afirma. O processo de transição da prefeitura de Itambé começará no próximo dia 16.

O prefeito que assumirá Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, diz que ainda não iniciou o processo de transição no município, mas já sabe quais são as prioridades do município. Ele pretende melhorar a habitação, saúde e principalmente as estradas rurais. Além disto, o transporte escolar também precisa ser melhorado. Ele esteve reunido com o assessor especial Lúcio Tasso, para pedir recursos à aquisição de terreno para construção de casas populares e de ônibus para o transporte escolar. 

Seu desejo é o de oferecer uma qualidade de vida melhor para os 3.000 habitantes de Novo Itacolomi. "Vou procurar buscar alternativas para gerar mais empregos e dar uma qualidade adequada à saúde e à educação no município". Ele estava acompanhado do vice-prefeito Wilson Romualdo Lopes e do vereador João Aparecido Vieira.

OS REELEITOS - No município de Mandaguari, o prefeito reeleito, Romualdo Batista, afirmou que o bairro Jardim Boa Vista tem 53% de suas obras prontas e continuam em andamento para atingir os 100%. "É um bairro carente, que precisa de melhor infraestrutura. Estamos asfaltando as ruas, colocando calçamento e arborização", diz.
 
Junto com o vice-prefeito Ari Stroher, o vereador Eron Barbiero, o empresário Marcos Jovino e o presidente da Câmara de Mandaguari, Nilton Botti, ele se reuniu com João Carlos Ortega para pleitear infraestrutura para mais alguns bairros e fazer novas aquisições, dentre elas, a de um imóvel para um parque industrial. "Já temos três, queremos fazer o quarto", adianta. 

Em Candói, o prefeito Gelson Kruk da Costa também foi reeleito. Ele atribui esta reeleição à sua gestão, especialmente porque o município ficou em 15lugar entre as melhores gestões dos 399 municípios do Paraná. "Os carros-chefe da minha gestão são a educação e a saúde. Nós conseguimos manter os índices do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pretendemos melhorar ainda mais. Fizemos um concurso para novos professores, e já no início do ano, 68 novos professos serão chamados. Além disso, nove novos médicos também serão chamados para atender ao Programa de Saúde da Família (PSF)", diz.

Com ele, estavam o chefe de gabinete Junior Rodaoski e o deputado estadual Bernardo Ribas Carli. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.