• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

13/01/2017

Novos prefeitos já iniciam transformações na gestão pública dos municípios do Paraná

A mudança já começou. Os primeiros prefeitos eleitos no Paraná que chegam, neste início de ano, à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) mostram um novo veio político nos municípios. A prefeita de Quitandinha, Maria Júlia Wojcik, 55 anos, por exemplo, com apenas o ensino fundamental completo, de maneira simples, se faz representante de seus 18,5 mil conterrâneos, com ideias de transformações na cultura de seu município. “Nós queremos mudar o cultivo do tabaco que usa muito agrotóxico e causa doenças e degenerações físicas, principalmente, aos bebês, por uma agricultura orgânica, mais saudável e também rentável”, avisa a nova prefeita. Outro prefeito que busca transformações em seu município do Norte Central, em Rosário do Ivaí, é o recém-empossado Ilton Kuroda, 55 anos. “Sou pecuarista e administrador de empresa. Vou impor a maneira justa e moderna de administrar a coisa pública. O País precisa de políticos honestos e, como diz o secretário da SEDU, Ratinho Junior, precisa de bons gestores públicos, com coragem para fazer o que deve ser feito”, disse Kuroda.

RETRIBUIR A CONFIANÇA
- Maria Júlia Wojcik já foi vereadora de 2005 a 2008, depois, vice-prefeita na gestão de Valfrido Prado, o Neco, de 2008 a 2012. E esta é a segunda vez em que se candidata à Prefeitura de Quitandinha. “Na primeira, perdi por falta de 168 votos. Mas não desanimei. Continuei a trabalhar em favor da cidade e das pessoas. A vitória chegou agora e eu quero retribuir, a confiança em mim, com bom trabalho à população”, enfatizou.

Além da bandeira da agricultura orgânica, a prefeita garante que fará grandes investimentos na área de saúde. “Muitas das obras e mudanças que pretendo fazer em Quitandinha já sei que vou ter o apoio de Ratinho Junior. Ele sempre foi o parceirão do povo. Quando ele vai ao nosso município, todos, adultos, idosos, crianças querem fotos com ele. Ratinho Junior tem o carisma da bondade e do político humano”, afirmou.

Nesta semana, a prefeita foi recebida pelo diretor geral da SEDU, João Carlos Ortega e pelo coordenador da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, do Serviço Social Autônomo – Paranacidade -, Chico Santos. Assim, ela já levou para o seu município autorização à homologação de um valor de R$ 634.609,96, pelo Programa de Transferência Voluntária da SEDU, que não precisa ser devolvido aos cofres do Estado – é um valor a fundo perdido.
 
O recurso será investido na pavimentação asfáltica de uma área de 1.062,96 m2, recape em mais 23.043,72 m2, 510,75 m2 de calçadas, com rampas de acessibilidade, mais sarjeta e meio fio. Mas é preciso frisar que do valor total, R$ 242.929,41 são contrapartida do município. A prefeita estava acompanhada do assessor do deputado estadual Francisco Buhrer, Jeferson Luís Wojcik.

TRABALHAR SEM ROUBAR - “Nós vamos mostrar que é possível administrar um município como o povo espera. Dá para fazer direito o trabalho, sem roubar”, garantiu o prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda é um bem sucedido empresário e pecuarista do Paraná e jamais se envolveu em política local ou estadual. “Mas cansei de esperar bons resultados para o município, então enfrentei este novo desafio em minha vida. Primeiro, com a minha equipe, vou colocar a casa em ordem. É preciso liquidar as dívidas, repor o maquinário estragado e, então, investir em saúde e na valorização do produtor rural, idosos e dos necessitados”, enfatizou.

Com o prefeito, estava o vereador Jandre Marcos de Souza, o mais votado da história de Rosário do Ivaí. Acompanhado da própria mulher, Cíntia Ferreira Souza, o vereador pretende implantar uma Escolinha de Futebol. “Temos de retirar crianças e adolescentes das ruas, da sedução das drogas e dar a cada um deles nova oportunidade de, um dia, vencer na vida”, explicou.

Eleito pela primeira vez para comandar a Prefeitura de Peabiru, Julio Frare também esteve na Secretaria do Desenvolvimento Urbano para uma conversa inicial com o diretor geral João Carlos Ortega sobre as possíveis obras que precisam ser feitas naquele município. "A prioridade máxima do momento é o recape. Cerca de 90% das ruas da cidade precisam de recapeamento asfáltico. Mas vamos fazer muito mais do que cuidar das ruas da cidade", afirmou.

Frare se mostrou surpreso com a capacidade de endividamento do município. “É mais do que o dobro do valor que eu tinha em mente. O povo quer renovação e agora já sei que poderei solicitar muito mais projetos e obras para beneficiar o nosso município". Frare contou que pela primeira vez na história do seu município, a oposição e a situação se uniram para trabalhar juntas em favor da população de Peabiru. Frare estava acompanhado da própria mulher, secretária municipal de Ação Social, Isabel Cristina Frare; dos vereadores Frederico Freitag e Cícero Souza da Silva; além do secretário municipal da Fazenda, Ângelo Prudêncio de Britto.

NOVA CULTURA – O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, esteve na Secretaria do Desenvolvimento Urbano para analisar com o diretor de Operações do Serviço Social Autônomo - Paranacidade-, Alvaro Cabrini, um recurso de Transferência Voluntária da SEDU que estava pendente para a aquisição de um caminhão pipa destinado ao seu município.

O prefeito afirma que as prioridades nesta sua primeira gestão à frente da cidade são saúde, educação e recuperar a malha asfáltica que é quase nula. “Nós vamos dar o melhor de cada um de nós para que os serviços públicos correspondam aos anseios da população”, garantiu. Ele estava acompanhado do vice prefeito, Roni Lucindo Filho, e do secretário municipal de Administração Moacir Nunes da Silva.

O prefeito de São Pedro do Ivaí, José Donizete Isalberti, que está começando o seu primeiro mandato, também esteve na SEDU. Junto com o vice prefeito, José Batista Filho, os vereadores Marcos Aparecido Bernardes, Rildo Bernardes Camargo e Evaldo Domingues de Oliveira - o presidente da Câmara -, Donizete conversou com o assessor especial Lúcio Tasso sobre um financiamento para pavimentar dois conjuntos habitacionais, Santa Rita I e Santa Rita II. Os projetos e documentos já estão em andamento.

Suas prioridades para o município são asfalto, saúde, moradia e atrair pequenas empresas ao Parque Industrial, para gerar mais empregos. "Nossa cidade é pequena e tanto eu como todos da minha equipe nascemos lá. Por isso, amamos o nosso lugar e sei que tenho que administrar com responsabilidade. Exatamente como prega o secretário da SEDU, Ratinho Junior", afirmou o prefeito.

NOVA OPORTUNIDADE - Há também veteranos na política que também chegam com vontade de mudanças. É o caso de atual prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva. Depois de ficar longe da política por quatro anos, ele retorna e assume o seu terceiro mandato como prefeito local. Berto foi prefeito de 2005 até 2012.

Neste período, ele investiu em Universidades. “Implantei a Universidade Federal da Fronteira Sul; mais um Campus Avançado da Unicentro – Universidade Estadual de Guarapuava -; ainda, uma unidade da Universidade Aberta do Brasil, dentro do Programa do Governo Federal; em parceria com o Governo do Paraná foi implantada uma Unidade da Escola Técnica para a formação profissional dos adolescentes”, disse.

De acordo com Berto, as ferramentas já foram implantadas e ele pretende ampliar o número de cursos e aprimorar os já existentes. “É importante investir em educação porque o Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) da Região – Centro Sul - é muito baixo. Vamos dar atenção especial também a Curso de Medicina”, disse Berto. Acompanhando o prefeito estavam o vice-prefeito, Valdenir Scarpari; o secretário de Finanças daquele município, Deoclécio de Nez; e o deputado estadual Luís Corti.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.