• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

01/02/2017

Novos gestores públicos elevam conceito do Paraná para além fronteiras

“O novo jeito de administrar os municípios, eleva o conceito do Paraná para além fronteiras, como é o caso de Maripá”, destacou o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, ao receber nesta terça-feira, 31, em seu gabinete o prefeito reeleito Anderson Bento Maria. Com cerca de seis mil habitantes, Maripá, na Região Oeste do Paraná, conhecida como a Cidade das Orquídeas, oferta nas suas Escolas Municipais idioma de inglês e espanhol. E, ainda, pela Secretaria de Cultura, há 11 atividades culturais gratuitas para toda a população, em aulas de violão, viola caipira, violino, percussão, acordeom, flauta doce, regência de banda municipal, musicalização, ballet, idioma alemão e arte circense. “É o 5º município em qualidade de vida no Paraná e 49º em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, diz o prefeito.

Em sua primeira gestão, Bento Maria conseguiu levar para Maripá um Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como o município é um dos maiores produtores de tilápia, na UFPR, os jovens podem, agora, fazer o curso de Engenharia de Aquicultura para incrementar a produção de camarão de água doce com tilápia, com o conhecimento adequado da carcinicultura, a técnica de criação de camarões em viveiro. “Vamos alavancar ainda mais o desenvolvimento de nosso município”, afirma o prefeito.

Em Maripá as crianças, adolescentes e jovens formaram uma Banda Municipal. O maestro e regente alemão Dietmar Wiedman os visita todos os anos e elogia o trabalho realizado, com formação na cultura alemã predominante na cidade. Neste ano, a Banda Municipal de Maripá irá para a Alemanha, a convite de Dietmar, onde os seus integrantes permanecerão por 15 dias em intercâmbio musical.

Centrado na administração pública em favor dos munícipes, com o apoio da SEDU, o prefeito pretende nesta gestão zerar a demanda de pavimentação na cidade. Mas, de acordo com ele, sem deixar de lado as prioridades. Vai diversificar os investimentos pelos Distritos e pela sede do município, com atenção à saúde da população. Acompanhavam o prefeito, o secretário municipal de Administração, Rodrigo Schanoski, e o assessor parlamentar do deputado estadual Elio Rusch, Jesiel Jerônimo.

SERTANEJA - O prefeito de Sertaneja, na Região Norte Pioneiro do Paraná, Jamison Donizete da Silva, faz a sua primeira gestão pública municipal, mas com a atenção voltada à população, com uma administração participativa. Ele relata que todos os dias, exceto nesta terça-feira que veio a Curitiba, às 6h30 vai até a Garagem Municipal, onde se encontra toda a Secretaria de Infraestrutura, ouve demandas e observa se a administração está funcionando. Faz o mesmo às 7 horas, no Posto de Saúde e no Hospital local. Às 7h30, Donizete da Silva já está dentro do gabinete.

Todas as terças-feiras ele abre as portas da Prefeitura para audiências públicas e particulares. “Atendo a todas as pessoas que me procurarem, com ou sem agendamento. Dou as respostas necessárias, olhos nos olhos e a população entende e apoia”, diz o prefeito. No encontro, em Curitiba, com Ratinho Junior, com o diretor geral da SEDU, João Carlos Ortega; com o coordenador Operacional do Serviço Social Autônomo - Paranacidade -, Ricardo Muller; e com o procurador jurídico do Paranacidade, Raul Siqueira, o prefeito conversou sobre a documentação necessária para o aditivo destinado à ampliação e reforma da creche local que vai atender a 150 crianças de zero até seis anos.

Os recursos destinados à obra é de cerca de R$ 350 mil, em Transferência Voluntária da SEDU, que não precisam retornar aos cofres do Estado. Há, ainda, uma contrapartida municipal de R$ 140 mil. “A obra está pronta em cerca de 98%”, disse Muller. O prefeito, acompanhado do procurador do município, Fernando Matias, também verificou qual a capacidade de endividamento do município porque ele já tem projetos para atender a demanda da população.

BELA VISTA DO PARAÍSO – Da mesma forma que o prefeito de Sertaneja, o de Bela Vista do Paraíso, Edson Vieira Brene, em audiência com Ratinho Junior, também quis saber qual é a capacidade de endividamento daquele município. Ele se queixou do estado “deplorável” em que se encontra Bela Vista do Paraíso.

De acordo como prefeito, há ruas tão esburacadas que o ônibus circular não pode mais passar. Foram interditadas cinco casas por causa dos riscos provocados pelas chuvas. “Nós pagamos aluguéis solidários. Secretário, nós não estamos aqui para falar mal do ex-prefeito. Nós estamos aqui para buscar soluções aos problemas da população. Nós sabíamos que tudo estava ruim, mas não tão ruim como está”, enfatizou.

Ratinho Junior orientou ao prefeito sobre a melhor maneira de agir para conseguir autorização na Câmara Municipal para os financiamentos necessários. “Toda a documentação e os projetos também devem estar corretos. Depois, basta procurar o Escritório Regional do Paranacidade com tudo certo nas mãos e nós vamos dar todo o apoio preciso”, tranquilizou Ratinho Junior. Com o prefeito Brene, estava também o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva.

CAMPO MOURÃO - Ainda passaram pela SEDU, nesta terça-feira, em conversa com o secretário Ratinho Junior e Ricardo Muller, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, acompanhado do deputado estadual Márcio Nunes e do secretário de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.