• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

13/02/2017

Ratinho Junior fala com prefeitos novos, experientes e com a vereadora mais nova do Paraná sobre obras no Estado

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), o Governo do Paraná mostra aos prefeitos as linhas de financiamentos, a maneira mais correta de obtê-las e, ainda, orienta aos novos gestores públicos para a elaboração de um bom projeto para cada tipo de obra. Desta forma, os prefeitos que chegam a SEDU são recebidos pelo secretário da Pasta, Ratinho Junior, que os coloca em contato direto com os profissionais dos setores jurídico e técnico para o esclarecimento de qualquer dúvida. Nos últimos dias estiveram na SEDU diversos prefeitos e vereadores de diferentes municípios do Paraná, cada qual com a sua demanda de prioridades. Ratinho Junior também recebeu, entre eles, a vereadora mais jovem do Paraná que já demonstra seus trunfos em favor do seu município: Pinhão.

A vereadora mais jovem do Paraná, Letícia Martins, de 18 anos, completados no dia 25 de julho do ano passado, veio a SEDU acompanhada da mãe, a empresária Marinês Martins, dos irmãos Marília, de 24 anos, estudante de medicina, e de Guilherme, 20 anos, estudante de engenharia civil. No grupo também estava o seu assessor parlamentar, Adilson Novakowski. A primeira vitória de Letícia, que também é estudante de Direito, foi ter obtido a garantia da continuidade do subsídio do transporte aos jovens que estudam em Faculdades em Guarapuava, distante 51 km de Pinhão.

Letícia contou que, de Pinhão, ela entrou em contato com o deputado estadual Hussein Backri, a quem pediu ajuda para acabar com o impasse do subsídio do transporte aos acadêmicos que não poderiam arcar com os 50% do valor das passagens que a Prefeitura queria abdicar, após 12 anos. Backi conversou com o prefeito daquele município, Odir Antônio Gotardo, com quem fez uma troca. “Ele enviou uma emenda, no valor de R$ 600 mil, para a compra de uma escavadeira que a Prefeitura precisava. Em troca o município continuaria pagando o subsídio. A Prefeitura saiu lucrando nesta troca. Os estudantes, suas famílias e a própria população ficaram satisfeitos”, garante a vereadora.

Leticia garante que foi eleita com a maioria de votos de pessoas mais maduras. “Apesar de levantar a bandeira de demandas de jovens, a maioria dos votos foi de pessoas que anseiam por mudanças, por transformações. E eu pretendo retribuir esta confiança, agora, como vereadora e mais tarde, como prefeita de Pinhão”, garante. O secretário Ratinho Junior disse que, como vereadora e, mais tarde, como prefeita, a SEDU sempre será uma parceira do povo de Pinhão.

O secretário também recebeu o prefeito de Astorga, Antônio Carlos Lopes, que tem um lastro político de muitas eleições. Ele foi eleito cinco vezes vereador, mais duas vezes como vice e, pela primeira vez, prefeito do seu município. Lopes chegou acompanhado do deputado estadual Tiago Amaral e do presidente do Consórcio de Infraestrutura e Desenvolvimento do Paraná, o ex-prefeito Arquimedes Ziroldo, o Bega.

O grupo conversou com Ratinho Junior sobre o sucesso desse empreendimento que começou com o próprio ex-prefeito de Astorga, o Bega, em um total de 11 prefeituras. “Atualmente congrega 105 municípios e há dezenas de outros querendo entrar. Nós queremos parceria com a SEDU para fortalecer e ampliar o Consórcio”, explicou Lopes.

Respeitado um lapso de tempo, conforme prevê a Justiça Eleitoral, Adhemar Rejane volta pela terceira vez a administrar a Prefeitura de Marumbi. Com ele estavam os vereadores Johnny
Agostinho e Gian Buranelo. “Viemos conversar sobre a possibilidade de financiamentos para a implantação de “Meu Campinho”, completo, na Rua Santos Dumont, no centro da cidade, e uma pista de caminhada na Vila Rural do nosso município”, explicou. Ele citou como prioridades da população a pavimentação, recuperação de calçadas e barracão industrial, para gerar mais emprego e renda.

Ainda, o prefeito de Leópolis, Alessandro Ribeiro, passou pelo gabinete de Ratinho Junior com quem manteve uma conversa rápida sobre obras do Programa “Calçadas Paraná”. Além do secretário Ratinho Junior, os prefeitos também são recebidos pelo diretor-geral, João Carlos Ortega, e pelo assessor especial da SEDU, Lúcio Tasso.

PESQUISA POR OBRAS
- O prefeito de Marilândia do Sul, recém-empossado e em sua primeira gestão, Aquiles Takeda Filho, foi recebido por Lucio Tasso. Ele pleiteou um financiamento de R$ 2, 8 milhões, que representam 11% do orçamento anual, para investir em recape asfáltico e pavimentação de ruas do centro do município, no Núcleo Manoel Olegário de Proença, no Distrito de Nova Amoreira e no Bairro São José.

A primeira ideia do prefeito é terminar obras de recape, arrumar as calçadas pelo Programa “Calçadas Paraná”, e a iluminação das vias. Além disso, ele também pretende atrair empresas para o município, com a melhoria da infraestrutura do Parque Industrial. “Acredito que, em uma gestão, temos de colocar foco em tudo e tentar atender a população um pouco em cada necessidade”, afirmou Takeda, que também dará atenção à saúde e educação.

Takeda estava acompanhado do presidente da Câmara, Vinicius Costa, da contadora Daiane Delamico e do chefe-de-gabinete do secretário de Estado da Justiça, Artagão Junior, Wilson Pilarske.

Reeleito em Clevelândia, o prefeito Ademir José Gheller, acompanhado do vereador Antonio Celso Borges Felisberto, conversou com Ortega sobre a capacidade de endividamento para saber onde aplicar os recursos. Ele pretende financiar obras para pavimentação e para a compra de terrenos destinados à área industrial e para residências. “A cidade não tem barracões e é prioridade para gerar empregos e renda à população. Nosso município é essencialmente agrícola. Temos uma safra muito boa de soja, milho, feijão, grãos. Por isso, precisamos também fazer a readequação de todas as estradas rurais. Ainda vamos investir em educação, como prioridade. Temos de construir mais escolas”, disse.

O prefeito reeleito de Maria Helena, Elias Bezerra de Araújo, também conversou com o diretor geral João Carlos Ortega sobre a capacidade de endividamento do município e sobre a possibilidade de recursos, a fundo perdido, para aquele município. Ele estava acompanhado do assessor do deputado estadual Tião Medeiros, Bohdan Metchko. “Quero continuar as obras de pavimentação, para tentar colocar tudo nos trilhos. Já conseguimos pavimentar cerca de 50 quadras e ainda pretendo lutar para continuar e fazer recapes”, disse Araújo.

Também esteve na SEDU o prefeito reeleito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, acompanhado do assessor para convênios, Marcio Vanderlinde; do assessor Fábio Augusto Celestino; e da assessora do deputado estadual Tiago Amaral, Marlene Garozi. Eles fizeram uma visita de cortesia ao diretor geral Ortega,

Depois conversaram com o superintendente executivo do Serviço Social Autônomo – Paranacidade-, Wilson Lipski; com o diretor de operações, Alvaro Cabrini, com o coordenador de operações, Ricardo Müller; e com o analista de desenvolvimento municipal, José Luiz Creplive, sobre recursos para infraestrutura urbana e rural e aquisição de maquinários. “Queremos investir na melhoria da qualidade de vida do povo”, disse o prefeito.

Pela SEDU, ainda passaram três vereadores de Carambeí: Antonio Coza e João Penteado, ambos em seu segundo mandato, e Emerson Sheik, no primeiro mandato. Eles conversaram com Ortega sobre obras para a melhoria na urbanização da cidade.

Eles se interessaram muito pelo Projeto “Meu Campinho”. Os vereadores pretendem levar a ideia ao prefeito Osmar Chinato e já pensam em um local onde já existe um campinho e que pode ser melhorado e aprimorado com a implantação da Academia da Terceira Idade e do Parque Infantil.

“A intenção neste início de gestão dos prefeitos é mostrar a importância de preparar bons projetos para as obras previstas nos planos de investimento ou de manutenção das cidades. Deixamos claro que toda a equipe da SEDU e Paranacidade, segue recomendações do governador Beto Richa, para que todos estejam sempre à disposição dos prefeitos e secretários municipais para orientar no melhor procedimento e como ter acesso às linhas de financiamento às obras e serviços”, explicou Ratinho Junior.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.