• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

22/03/2017

Professores e alunos da Universidade Johns Hopkins buscam saber na SEDU e Paranacidade

O secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, recebeu na manhã desta quarta-feira, 22, além de diversos prefeitos do Paraná, um grupo de alunos e professores da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, Estados Unidos. O grupo pertence à Escola de Assuntos Internacionais Avançados (School of Advanced International Studies - SAIS) do Programa de Energia, Recursos e Meio Ambiente, e escolheu aprofundar suas pesquisas em duas cidades brasileiras: Brasília e Curitiba, no período de 19 a 24 de março. Em Curitiba, a escolha recaiu na SEDU e Serviço Social Autônomo (Paranacidade), “pela excelência dos serviços já conhecidos nessas áreas”, explicou o professor de Estudos Avançados do Johns Hopkins Hospital, Gabriel Gordon –Harper, do campus de Bologna, Italia.

Ao receber e cumprimentar o grupo de visitantes, Ratinho Junior falou sobre a sua alegria em recebê-los para esta troca de experiências. Ele descreveu o trabalho e a competência dos técnicos que ajudaram a tornar o Paranacidade referência no Brasil e na América Latina. Inclusive recebendo o Prêmio Mundo Geo#Connect Latin America 2016, com o 1º lugar na categoria Gestão Pública (estadual e federal). “Por meio dos projetos nós trabalhamos também a cultura de gestão dos prefeitos. Hoje, os prefeitos se preocupam em atender primeiro a demanda da população, o que as pessoas consideram prioritário para a melhoria da qualidade de suas vidas”, disse.

O grupo pretende estudar as diferentes faces da abordagem do desenvolvimento urbano no Paraná, a sustentabilidade urbana, além das possibilidades de replicar esses programas em outros lugares. Eles querem concentrar informações em elementos como o transporte público, reciclagem, gestão de resíduos, gestão dos recursos hídricos e educação ambiental.

A coordenadora do Programa de Energia, Recursos e Meio Ambiente, Jaime Warren, acredita que as soluções para mobilidade urbana foram as que mais chamaram a atenção dos alunos. No entanto, ela se disse encantada com as soluções de resíduos sólidos, com os métodos de reciclagem e como a comunidade é incentivada a usar materiais reciclados. “Resolver este problema do lixo, melhora nossas vidas em muitos aspectos como a saúde, o bem estar ambiental e a subsistência e funcionamento das cidades”, afirmou Warren.

School of Advanced International Studies é uma das escolas para as relações internacionais com campi em Washington/DC, Bolonha/Itália, e Nanjing/China e esses alunos estão estudando para concluir o mestrado em relações internacionais com foco na política energética e ambiental.

O professor Gabriel Gordon-Harper também ficou impressionado com o programa Capacita Paraná. “É algo único e incomum. Oferecer uma capacitação aos servidores, utilizando recursos online, à distância, para todas as cidades, torna as cidades pequenas mais autônomas porque se tornam um pouco menos dependentes de serviços externos. E eu imagino que isso deve ser algo particularmente empoderador e ótimo para o desenvolvimento sustentável”, disse animado.

Além dos visitantes já citados, também estiveram na SEDU, oriundos de Washington, DC: Alanna Fishman; de Arlington, Virgínia, Bianca Tedesco; da Índia, Raghav Anand; da Áustria, Diana Guggenberger; e de Nanjing, China, Yang Sha.

PALESTRAS - As palestras sobre o Paranacidade, resíduos sólidos, mobilidade urbana, SEDU/Paranacidade Interativo e Capacita Paraná foram ministradas pelos analistas de Desenvolvimento Municipal, o engenheiro florestal Geraldo Farias e a engenheira Camila Mileke Scucato, pelo coordenador de Projetos, Jeronimo Meira, pelo procurador jurídico do órgão, advogado Raul Siqueira e o diretor de Administração e Finanças, Cláudio Stabile.
Ao final das palestras, o superintendente executivo do Paranacidade, Wilson Bley Lipski, fez um convite aos alunos da Universidade Johns Hopkins, para que esta parceria se torne permanente. “Uma hora nós passamos conhecimento e, em outra, queremos receber novas experiências e saberes”. A este convite, Jamie Warren respondeu que ficou muito agradecida e entusiasmada, porque tem certeza de que os alunos ainda terão mais dúvidas e para eles, ter esta porta aberta será muito valioso. “E também espero que nossos alunos possam ajudar o Estado do Paraná, com pesquisas ou qualquer outra solução que precisarem”, conclui Warren.

Após a viagem, os estudantes vão escrever um relatório das pesquisas aprofundadas sobre os conhecimentos adquiridos, as descobertas feitas, para apresentar para uma plateia de colegas e professores.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.