• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

27/07/2017

Arquitetos e urbanistas do Peru visitam SEDU e Paranacidade e se impressionam com os trabalhos

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade) receberam, na tarde desta quarta-feira, 26, um grupo de 30 arquitetos e urbanistas da Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo, de Chiclayo, Peru. “Se eu pudesse levar todas as ideias vistas aqui para reproduzir no Peru, eu levaria”, disse o arquiteto peruano, Junior Michell Rodriguez Murillo.

O arquiteto Rodriguez Murillo, ficou impressionado com a grande diferença que há entre Curitiba e as cidades do Peru. “Poderia dizer que Curitiba é uma capital mundial do desenvolvimento urbano, se comparada ao Peru”, afirmou.

NOVAS EXPERIÊNCIAS - O grupo, formado por mestrandos e doutorandos, veio a Curitiba, a convite do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), para conhecer a cidade em termos de mobilidade urbana, meio ambiente, arquitetura, e, ainda, para trocar experiências com os profissionais do Paraná.

No auditório da SEDU, eles conheceram o Sistema de Financiamento e os trabalhos realizados junto aos municípios, como o SEDU/Paranacidade Interativo; Plano Diretor Municipal; e Capacitação dos Municípios por meio das Reuniões Técnicas; Programa Capacita Paraná – EaD, e projetos específicos como o Meu Campinho, Container Cultural e Calçadas Paraná.

“Se eu pudesse levar todas as ideias vistas aqui para reproduzir no Peru, eu levaria”, repetiu o peruano. “Mas para começar, primeiro levaria o transporte urbano, porque no Peru o transporte é uma desordem, um caos. Em segundo lugar, levaria o tratamento dos resíduos sólidos e, em terceiro, o sistema de monitoramento interativo dos municípios, o SEDU/Paranacidade Interativo”, disse.

Durante a semana, o grupo visitou diversas instituições como a PUC/PR, o IPPUC, o Colégio de Arquitetos do Paraná (CAU), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a URBS, o Jardim Botânico. Eles também assistiram, na PUC, a palestras sobre temas de desenvolvimento urbano, realizadas por mestrandos e doutorandos tanto peruanos quanto brasileiros.

Na SEDU, as palestras e apresentações foram feitas pelo economista Jerônimo Meira, pelo engenheiro cartógrafo Cristiano José Zaclikevicz, e pelos arquitetos e urbanistas Giancarlo Rocco e Clóvis Ultramari.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.